Woody Allen participou de uma coletiva de imprensa na cidade de Nova York para promover Homem Irracional, o 45º longa-metragem de sua carreira como diretor.
Durante o evento, que ocorreu na quarta-feira (15), o cineasta falou sobre sua obsessão pelo crime enquanto recurso dramático. "O assassinato é o denominador mais comum da História quando se quer fazer algo de maneira eficaz", afirmou o cineasta, de acordo com uma matéria do jornal The Guardian.
"Quando criança, minhas obsessões eram truques de mágica, beisebol e crime", disse Allen. O tema do assassinato é uma ideia central de Homem Irracional, filme estrelado por Emma Stone e Joaquin Phoenix.
Woody também aproveitou a ocasião para louvar a obra de um dos maiores diretores britânicos de todos os tempos, que o influenciou quando se trata de realizar filmes que abordam crimes. "Eu aprendi tudo a partir de filmes de Alfred Hitchcock", disse o cultuado cineasta novaiorquino.
Allen já abordou a temática do homicídio em algumas de suas obras mais celebradas, como Crimes e Pecados e Ponto Final - Match Point. Ao contrário dos filmes citados, Homem Irracional não animou muito os críticos. "Não é que o filme seja ruim, mas há nele uma quantidade tão grande de ideias recauchutadas de filmes anteriores do próprio Allen que, para quem conhece sua filmografia, fica uma inevitável decepção", diz a crítica do AdoroCinema, que acompanhou a première do filme no 68º Festival de Cannes.
Durante a coletiva de imprensa, Allen ainda falou sobre seu próximo trabalho, que será lançado em 2016 e ainda não tem título oficial. "Há muito talento lá fora e nem tantos trabalhos assim. Nós não oferecemos o dinheiro ou o reconhecimento de um blockbuster. Nós não oferecemos frescuras a eles, mas sim uma chance de atuar. Se houver uma oportunidade de fazer mais do que ficar correndo em um filme, eles vão pegar. Estes são os artistas", afirmou Allen sobre os atores com quem trabalha. Seu filme para o ano que vem terá um elenco formado por Kristen Stewart, Jesse Eisenberg, Bruce Willis e Blake Lively.
Homem Irracional estreia no Brasil dia 27 de agosto de 2015.