Nos últimos dez anos, os estúdios de Hollywood têm feito uma porção de filmes estrelados pelo Batman ou pelo Coringa, de modo que o anúncio de novos projetos envolvendo estes personagens não costuma surpreender. Mesmo assim, um projeto revelado na Comic-Con 2015 despertou a atenção: a história Batman - The Killing Joke (ou "Batman: A Piada Mortal" no Brasil) vai ser adaptada ao cinema... em animação.
A trama apresenta uma nova versão, particularmente sádica, para a origem do Coringa. Nos quadrinhos, o vilão tenta provar que um acidente pode tornar qualquer um louco, já que ele mesmo teria ficado assim após perder a sua esposa e, no mesmo dia, ter seus planos malignos sabotados pelo Batman. Para provar a sua tese, ele sequestra Barbara Gordon (a Batgirl), atira na garota e supostamente estupra a vítima, de acordo com algumas interpretações. O Coringa tira uma foto de Barbara ferida e mostra ao Comissário Gordon, no intuito de enlouquecê-lo.
Na época em que diversas histórias em quadrinho (ou animações originais) estão se tornando filmes com atores, é interessante ver um projeto que aposta no cinema de animação, justamente com uma história tão sombria e violenta quanto esta.
Você gosta da ideia? Pretende ver Batman: A Piada Mortal nos cinemas? O lançamento está previsto para 2016. Enquanto não são divulgadas novas informações, o Batman será visto em Batman vs Superman - A Origem da Justiça, e o Coringa estrela Esquadrão Suicida.