Pela primeira vez participando de uma Comic-Con, Luc Besson foi a San Diego apresentar Valerian and the City of a Thousand Planets, "a grande aventura de sua vida". Maior projeto dos registros da EuropaCorp, produtora do francês, o longa foi definido da seguinte maneira pelo diretor: "É Sr. e Sra. Smith no Espaço".
Já seria o suficiente para colocar a expectativa lá no alto, mas ele foi além:
"Depois de ver Avatar, joguei meu roteiro no lixo. Era muito normal, não era bom o bastante. [...] Será bem complicado [em termos de efeitos visuais]. O Quinto Elemento é como um curta, quando comparado a esse [filme]."
Com orçamento de US$ 180 milhões, cinco atores e muitos aliens, Valerian and the City of a Thousand Planets tera seis meses de filmagens na França a partir de janeiro de 2016. O idioma será o inglês e Dane DeHaan e Cara Delevingne farão os personagens principais.
"Sempre amei Dane. Ele será grande, atrai a câmera de maneira única. Quando conheci Cara ela nunca havia feito um filme. A testei por cinco horas e ela foi aprovada. É uma iniciante, mas tem potencial e vai aprender rápido."
Baseado na HQ francesa Valerian, o Agente Espaço-Temporal, criada por Pierre Christin e Jean-Claude Mezieres em 1967, o filme mostrará o romance entre os superagentes da Human Federation Valerian (DeHaan) e Laureline (Delevingne) e a luta dos dois contra um grande vilão. Basicamente uma história de amor entre viajantes espaço-temporais do século XXVI mais uma grande batalha de bem versus mal, explicou o diretor.
A história The Ambassador Of The Shadows, publicada em 1975, serviu como principal base para a adaptação escrita por Besson. Quatro artistas de diferentes cantos do mundo estão desenvolvendo as artes conceituais sem qualquer contato entre si e se comunicando com o diretor apenas via internet.
Ocupado com o filme de sua vida, idealizado há anos, Luc provavelmente não irá dirigir Lucy 2, que tem roteiro já pronto segundo o Screen Daily.
Valerian and the City of a Thousand Planets tem estreia prevista para julho de 2017.