Poucos dias depois do início das filmagens de Star Trek 3, o diretor Justin Lin (Velozes & Furiosos 6) usou seu perfil no Twitter para divulgar uma imagem de um uniforme com a insígnia da Starfleet: United Federation of Planets (Frota Estelar: Federação Unida de Planetas, na tradução). Na mesma publicação, o cineasta afirmou que o título oficial do filme será Star Trek Beyond. "Que comece a próxima viagem da Frota Estelar! #StarTrekBeyond #LLAP", publicou Lin na legenda da imagem. "LLAP" são as iniciais de "Live long and prosper" ("vida longa e próspera", em português), benção que acompanha a saudação vulcana.
Star Trek Beyond terá o retorno de Chris Pine (Kirk) e Zachary Quinto (Spock), que renegociaram seus contratos e vão receber um cachê maior desta vez, além de terem confirmado a presença em um possível Star Trek 4.
Bryan Cranston e Idris Elba já foram mencionados como os possíveis vilões do filme, que estreia no ano em que a franquia Jornada nas Estrelas completa 50 anos, com previsão de lançamento no Brasil dia 14 de julho de 2016.
J.J. Abrams, diretor de Star Trek (2009) e Além da Escuridão - Star Trek (2013), assina apenas a função de produtor de Star Trek Beyond por conta de seus compromissos com Star Wars - O Despertar da Força.