Faleceu nesta madrugada em São Paulo Antônio Abujamra. Nascido em 1932, Antônio difundiu pelos palcos teatrais do país os métodos de Bertolt Brecht e Roger Planchon, atuou como crítico e tradutor e notabilizou-se como ator e diretor. Na década de 1960 alcançou destaque com montagens polêmicas e atritos com os censores militares. Foi diretor da TV Tupi e da TV Globo, onde atuou em novelas como Que Rei Sou Eu?, O Mapa da Mina, Terra Nostra e Começar de Novo, além de ter aparecido ainda em produções da Record e do SBT nos últimos anos.
No cinema, Abu, como era conhecido, fez Festa - Kikito de melhor ator no Festival de Gramado de 1990 -, Carlota Joaquina, Princesa do Brasil, Quem Matou Pixote?, É Proibido Fumar e Assalto ao Banco Central, entre outros. Ele tem uma breve participação especial em Que Horas Ela Volta?, filme de Anna Muylaert premiado em Sundance e Berlim, ainda inédito no Brasil.
Pai dos também atores André Abujamra, Clarisse Abujamra e Iara Jamra, Antônio apresentava o programa de entrevistas Provocações, exibido semanalmente na TV Cultura.
É com grande pesar que informamos que hoje, 28/042015, o apresentador de Provocações, Antônio Abujamra, faleceu....
Posted by Provocações on Terça, 28 de abril de 2015