Não vai ser dessa vez que mais um personagem de Aguinaldo Silva ganhará espaço nas telonas. O autor confirmou que não pretende criar um longa sobre a história de Xana Summer, a cabelereira interpretada por Ailton Graça, que foi sucesso entre o público da novela Império.
O motivo? Aguinaldo Silva ainda não recebeu o dinheiro pelos direitos autorais de Crô, protagonizado por Marcelo Serrado. Além de fer feito o roteiro do filme, Aguinaldo criou o personagem-título, um dos destaques de sua novela Fina Estampa. Esse fato chega a ser surpreendente, pois o longa - que contou com participações de Alexandre Nero, Carolina Ferraz e Ivete Sangalo - levou mais de um milhão e meio de espectadores aos cinemas, entrando na lista das 30 maiores bilheterias do cinema nacional em 2014.
Porém, a produtora Paula Barreto confirmou a informação, em entrevista ao UOL. Segundo ela, mesmo com a boa bilheteria, Crô chegou a ter um prejuízo de R$ 1,6 milhão por causa dos custos de produção e pela concorrência sofrida na distribuição do longa. Outra das principais causas foi a dificuldade em encontrar patrocinadores, já que o personagem central era homossexual.
Esta não é a primeira vez que a produtora faz esta reclamação. Durante uma coletiva no Festival de Gramado 2013 sobre Flores Raras - filme onde as personagens de Glória Pires e Miranda Otto têm um romance - Barreto já havia declarado sobre problemas para conseguir apoio em projetos com a temática gay. "Na hora de vender produtos para os homossexuais, os negros e os pobres as empresas fazem propaganda na televisão, mas na hora de investir num produto cultural que fala destas pessoas não bota", afirmou ela.
Porém, esse pode não ter sido o fim de Xana Summer. Ailton Graça já afirmou que existe um projeto de série para a personagem. Enquanto esta produção não é confirmada, o ator se prepara para viver o humorista Mussum, na cinebiografia que será dirigida por Roberto Santucci.