O Festival de Roterdã, um dos grandes festivais de cinema da Europa, terá seis produções brasileiras em sua 44ª edição, que será realizada entre os dias 21 de janeiro e 1º de fevereiro de 2015.
Nenhuma das produções nacionais concorre prêmio Tiger, principal estatueta do festival, mas marcam presença em mostras paralelas. Na mostra Bright Future, o Brasil será representado por O Touro, de Larissa Figueiredo, Ela Volta na Quinta, de André Novais Oliveira, e Prometo Um Dia Deixar Essa Cidade, de Daniel Aragão. A Bright Future é direcionada pra filmes de cineastas estreantes, com no máximo dois longas em suas filmografias.
A mostra Spectrum, dedicada ao cinema experimental conta com O Fim de Uma Era, de Bruno Safadi e Ricardo Pretti, e com o premiado Ventos de Agosto, de Gabriel Mascaro.
O filme Gabriel e a montanha, de Felipe Barbosa, está participando da mostra Cinemart, onde concorre com outros 21 longas a três prêmios no valor de quase US$ 38 mil.
A participação mais marcante do cinema brasileiro no Festival de Roterdã se deu em 2007, quando o filme Baixio das Bestas, de Claudio Assis, ganhou o prêmio Tiger junto com Love Conquers All, AFR e The Unpolished.