No dia em que se celebra o Natal, na última quinta-feira de 2014, entram em cartaz dois dos filmes mais aguardados de dezembro: Operação Big Hero e Êxodo: Deuses e Reis.
Depois de Frozen e Detona Ralph, a Disney investiu em uma animação baseada em quadrinhos da Marvel, marcando a primeira parceria direta entre o estúdio do Mickey e lendária editora. O filme, ambientado na futurística cidade de San Fransokyo, acompanha as aventuras de Hiro Hamada, um menino solitário que é um gênio da mecatrônica e transforma seu simpático robô doméstico chamado Baymax numa verdadeira máquina de guerra. Ao lado de seus heróicos amigos, Hiro irá enfrentar um temido vilão misterioso. O longa metragem abre em 950 salas, 553 delas com exibição em 3D.
Êxodo: Deuses e Reis aproveita o feriado religioso para estrear nos cinemas brasileiros com uma adaptação para os cinemas da história bíblica de Moisés, interpretado pelo astro Christian Bale. No épico de ação e aventura dirigido por Ridley Scott, o foco será a rivalidade entre Moisés e o faraó Ramsés, vivido por Joel Edgerton. Os dois foram criados como irmãos, mas verão seus destinos tomarem lados opostos quando Moisés decide atender ao chamado divino e libertar o povo hebreu da escravidão no Egito. O longa-metragem conta ainda com John Turturro, Aaron Paul, Sigourney Weaver e Ben Kingsley no elenco. Estreia em 899 salas.
O principal destaque nacional é a comédia Os Caras de Pau em O Misterioso Roubo do Anel. Adaptado para os cinemas de um quadro do Zorra Total (e de uma posterior série de TV), a comédia é estrelada por Leandro Hassum e Marcius Melhem de volta ao papel dos atrapalhados seguranças/dupla "faz tudo" Jorginho e Pedrão. Os dois são contratados como vigias em um importante museu e, num vacilo, deixam o anel mais valioso do mundo ser roubado por um ninja. Para piorar a situação, os dois são acusados pelo crime e precisam enfrentar mafiosos portugueses, ninjas e a policia para provar inocência. Melhem definiu a produção, dirigida por Felipe Joffily, como "um filme dos Trapalhões, guardadas as 'devidíssimas' proporções". Abre em 550 salas.
Em circuito menor (28 salas) estreia a comédia dramática francesa A Família Bélier, sobre o amadurecimento de uma jovem e seu relacionamento com sua família, onde todos são deficientes auditivos, menos ela. Outra produção francesa a chegar aos cinemas brasileiros (em 23 salas) neste dia 25 é a comédia voltada para o público familiar As Férias do Pequeno Nicolau, sequência de O Pequeno Nicolau. O filme acompanha a rotina do personagem-título durante o verão, quando ele viaja para o litoral, faz novos amigos e se apaixona.
Pré indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro e grande vencedor do European Film Awards, estreia o drama polonês Ida, de Pawel Pawlikowski (em 8 salas). O longa narra a jornada de Anna (Agata Trzebuchowska), uma noviça que, antes de se tornar freira, faz uma visita a sua tia Wanda (Agata Kulesza), que revela diversos segredos sobre seu passado.
Completando o circuito de estreias está a comédia romântica argentina O Crítico. Usando da metalinguagem, o filme conta a história de um crítico de cinema que detesta filmes açucarados até que conhece uma mulher que transforma sua vida da água para o vinho.
Para informações sobre os horários das sessões, acesse nosso guia de programação.
Confira abaixo os trailers, críticas e a opinião da imprensa:
Operação Big Hero: "Vendido como uma animação de super-heróis, Operação Big Hero entrega ao espectador uma boa dose de sequências de ação onde, uma vez mais, a inexperiência do grupo é ressaltada. Entretanto, é na empolgação destes nerds heróis que reside boa parte da graça do filme: eles não precisam estar nesta situação, mas curtem um bocado vivenciá-las (algo parecido com a sensação de um fã ao encontrar seu ídolo)." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.
Êxodo: Deuses e Reis: "Bale tem ótimas cenas, criando um personagem mais complexo que o Noé de Russell Crowe. Enquanto aquele aceitava até as últimas consequências os desejos de Deus, Moisés é mais crítico, não deixando de contestar suas atitudes, em especial com relação às pragas que aplica no Egito" Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.
Os Caras de Pau em O Misterioso Roubo do Anel:
A Família Bélier: "Apesar da previsibilidade e dos clichês, A Família Bélier consegue ser uma comédia dramática musical muito acima da média dos outros filmes do gênero [...] A montanha russa de lágrimas e risos é conduzida de maneira fluida, agradável, pouco apelativa. O filme garante ao espectador a recompensa esperada, na hora esperada, mas o caminho até o final está repleto de prazeres." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.
As Férias do Pequeno Nicolau: Leia a opinião da imprensa.
Ida: "A relação entre Ida e Wanda é o ponto alto da produção, com personagens complexos e cenas realmente bonitas. A tia, vista pela jovem como pecadora, confronta constantemente seus próprios fantasmas ao mesmo tempo que tenta passar um pouco de sua experiência para a sobrinha. É bem interessante quando ela confronta a ideia de sacrifício feito pelas freiras que fazem seus votos. Como chamar de sacrifício se elas não conhecem o prazer do pecado?" Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.
O Crítico: Leia a opinião da imprensa.