James Cameron é um dos cineastas mais ambiciosos de Hollywood. Ele não vê limites tecnológicos para realizar seus projetos, sempre multimilionários. Para levá-los à frente, também não lhe falta capacidade de persuasão e confiança. Como cineasta, Cameron (também) é um bom vendedor. Não à toa ele anotou a maior bilheteria de todos os tempos. Duas vezes! Mas, ele quer mais. Ele promete mais. Assim, ele vai conseguir mais.
Em entrevista à Empire, James Cameron comprovou tudo isso com uma resposta direta. Perguntado pelo entrevistador sobre o que os espectadores podem esperar da trilogia que dará continuação a Avatar, o cineasta disparou: "Eu posso te dizer uma coisa: eles vão ficar putos! Vocês vão se borrar todos, boquiabertos", falou o desbocado Cameron, dando início à divulgação sempre repleta de buzz de suas superproduções.
Quando o nível da conversa subiu, o diretor também esclareceu algumas coisas sobre Avatar 2, 3 e 4. Primeiro, Cameron disse que não fará os filmes em 60 frames por segundo, mas em 48fps, como O Hobbit. Segundo ele, o momento é perfeito para adotar a tecnologia, uma vez que "o sistema estará um pouco mais maduro".
Falando em O Hobbit, ele também confirmou – em tom puramente irônico – os rumores de que Peter Jackson e seus colaboradores Fran Walsh e Philippa Boyens teriam dado uma grande contribuição no roteiro de Avatar: "No momento em que Neytiri abraça Jake, ao trazê-lo de volta a sua consciência, o "Eu consigo te ver" foi sugerido por eles. Deve ter sido Peter quem disse isso", debochou James Cameron.
O cineasta terminou contando algo bastante interessante sobre o processo de criação dos roteiros. A equipe de roteiristas, formada por Rick Jaffa, Amanda Silver, Josh Friedman e Shane Salerno, trabalhou com James Cameron por longos sete meses nas primeiras versões dos roteiros, com todos desenvolvendo cada cena dos três filmes juntos. Durante todo o processo, Cameron não disse quem ficaria responsável pelo roteiro de qual filme: "Eu sabia que, se eu designasse os roteiristas para seus filmes específicos, eles iriam se desligar toda vez que estivéssemos discutindo o roteiro do outro filme", contou Cameron, sorrindo, orgulhoso de sua esperteza.
Por fim, Avatar 2 terá roteiro final escrito pela dupla Jaffa e Silver (Planeta dos Macacos: O Confronto), Avatar 3 ficou a cargo de Friedman (Dália Negra) e Avatar 4 será escrito por Salerno (Selvagens). A previsão das estreias é 2016, 2017 e 2018, respectivamente (claro!).