A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos divulgou a lista de finalistas para uma indicação ao Oscar de curta-metragem e, consigo, uma ótima surpresa para o Cinema brasileiro: O Caminhão do Meu Pai, dirigido pelo paulista Mauricio Osaki, é um dos filmes na disputa. A seleção de dez filmes saiu de uma lista 140 produções de todo o mundo.
Filmado inteiramente no Vietnã, O Caminhão do Meu Pai marca a primeira coprodução entre o Brasil e o país asiático. O curta-metragem, sobre uma menina que viaja o dia inteiro com o pai dentro de um caminhão pelas estradas vietnamitas, estreou no Festival de Berlim e seguiu uma carreira bem-sucedida ao redor do mundo, vencendo prêmios no 26º Cinelatino — Encontros de Toulouse, na França, no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Pusan, na Coreia do Sul, e no Festival de Curtas-Metragens de Bruxelas, na Bélgica.
A cerimônia de entrega do Oscar acontece no dia 22 de fevereiro de 2015. Antes disso, no dia 15 de janeiro, a Academia anuncia entre três e cinco filmes para uma indicação ao prêmio da categoria. Conheça os outros noves curta-metragens no páreo:
Aya, de Oded Binnun e Mihal Brezis
Baghdad Messi, de Sahim Omar Kalifa
Boogaloo and Graham, de Michael Lennox
Butter Lamp, de Hu Wei
Carry On, de Yatao Li
Parvaneh, de Talkhon Hamzavi
The Phone Call, de Mat Kirkby
SLR, de Stephen Fingleton
Summer Vacation, de Tal Granit e Sharon Maymon