Faleceu ontem, aos 83 anos, o diretor, roteirista e produtor Mike Nichols. O anúncio foi feito hoje pela manhã por James Goldston, presidente da rede americana ABC. "Ele foi um verdadeiro visionário, ganhando as maiores honras no meio artístico por seu trabalho como diretor, roteirista, produtor e comediante e foi um dos poucos a ganhar o EGOT - um Emmy, um Grammy, um Oscar e um Tony ao longo da carreira".
A carreira de Nichols despontou logo em seu primeiro filme como diretor, Quem Tem Medo de Virginia Wolf? (1966), pelo qual foi indicado ao Oscar. Já no ano seguinte ele ganhou a cobiçada estatueta dourada por outro clássico do cinema norte-americano: A Primeira Noite de um Homem (1967).
Nichols voltaria a ser indicado ao Oscar quase duas décadas depois, por Silkwood (1983), mais uma vez como melhor diretor. Sua última indicação nesta categoria foi pelo sucesso Uma Secretária de Futuro (1988), mas ele foi ainda indicado como produtor na categoria de melhor filme por Vestígios do Dia (1993).
Entre os trabalhos marcantes de sua carreira estão Closer - Perto Demais, The Birdcage - A Gaiola das Loucas, Lembranças de Hollywood e a minissérie Angels in America. Seu último filme foi a comédia satírica Jogos do Poder (2007), estrelada por Tom Hanks e Julia Roberts. Ele iria dirigir o telefilme Masterclass, cinebiografia da cantora de ópera Maria Callas, que seria estrelada por Meryl Streep.