O último filme de ficção do lendário diretor Orson Welles (1915 - 1985) pode ser lançado no ano que vem. De acordo com informações do jornal The New York Times, a produtora e distribuidora Royal Road Entertainment adquiriu os direitos do drama The Other Side of the Wind e pretende apresentá-lo nos cinemas no dia 6 de maio de 2015, data que marca o centenário de nascimento do diretor, responsável pelo clássico Cidadão Kane (1941).
As filmagens de The Other Side of the Wind começaram em 1970 e só terminaram em 1976. Depois que as cenas foram rodadas, Welles levou anos para começar a editar o filme. Acredita-se que o diretor só tenha montado cerca de 40 minutos do longa até 1979. Nesse mesmo ano, iniciou-se uma disputa legal pelos direitos da produção, o que forçou Welles a guardar todo o material bruto num cofre em Paris.
Por ironia do destino, o longa traz John Huston interpretando um diretor temperamental que tem constantes embates com executivos de Hollywood que tentam atravancar a produção de seu filme, considerado pelo cineasta uma futura obra-prima. O elenco traz ainda Susan Strasberg, Lilli Palmer, Dennis Hopper e Peter Bogdanovich.
"Nós temos anotações de Orson Welles. Nós temos cenas que ainda não foram finalizadas e ainda precisam de trilha sonora. Nós vamos fazer isso. A boa notícia é que não vai demorar muito por causa da tecnologia que temos hoje em dia", afirmou ao Times o produtor Frank Marshall, que trabalhou com Welles em The Other Side of the Wind.