Para cada veneno, um antídoto. É fato que nos últimos anos Nicolas Cage tem amargado fiascos na carreira, mas o ator já estrelou belos filmes desde o início dos anos 1980, quando começou a atuar, tendo, inclusive, trabalhado com diretores renomados como David Lynch, Werner Herzog, Joel Coen, Spike Jonze, entre outros.
Para chegar nos dez melhores e nos dez piores filmes com o sobrinho mais famoso de Francis Ford Coppola (com quem trabalhou, aliás, em Peggy Sue - Seu Passado a Espera), consideramos, na ordem, a opinião da crítica especializada (a cotação das obras no portal Rotten Tomatoes somada às nossas críticas do AdoroCinema), as premiações e a relevância de cada obra.
A partir das listas, propusemos uma brincadeira: somamos os anos de produção de cada filme e dividimos o número total por dez. Entre os piores, o resultado foi redondo: 2008 (ano em que acabou a carreira do ator?). Entre os melhores, deu 1995,5 (ou seja, será que ele atingiu o auge em junho de 1995?).
Ok, o método não é nada científico, mas 1995 foi o ano em que ele ganhou o único Oscar da carreira; e sete dos dez filmes com pior avaliação foram lançados em ou depois de 2008. Significa?
(A sigla RT se refere à cotação no Rotten Tomatoes).