A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood anunciou o homenageado com o Cecil B. DeMille Award no Globo de Ouro 2015: George Clooney. O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, Theo Kingma, que enfatizou "sua grandiosa contribuição tanto em frente, como atrás das câmeras". A história de Clooney no Globo de Ouro contempla treze indicações e quatro prêmios.
A obra de Clooney como diretor é notabilizada por questionamentos morais e políticos, a exemplo de Boa Noite e Boa Sorte, Tudo Pelo Poder e seu próximo filme, sobre o escândalo de grampos telefônicos do magnata da mídia Rupert Murdoch. Tal engajamento enquanto autor é extensão de seu comprometimento social, e o artista, ao lado dos atores Brad Pitt, Matt Damon e Don Cheadle e do produtor Jerry Weintraub, fundou um grupo destinado a supervisionar as atrocidades acontecidas em Darfur, na África. Seus últimos trabalhos como ator incluem Gravidade e Caçadores de Obras-Primas, e sua próxima produção será Tomorrowland, ficção científica da Disney.
A honraria, concedida no ano em 2014 ao cineasta Woody Allen, será entregue no dia 11 de janeiro, na cerimônia do Globo de Ouro 2015.