Morgan Freeman é o primeiro nome confirmado no elenco de Ben-Hur, refilmagem do clássico filme homônimo lançado em 1959. O ator de Um Sonho de Liberdade, Seven e Invictus vai interpretar o personagem Ildarin, responsável por ensinar o escravo Ben-Hur, interpretado originalmente por Charlton Heston, as técnicas para virar um expert na corrida de bigas.
O novo filme pretende ser mais fiel aos eventos do romance "Ben-Hur: Uma história dos tempos de Cristo", de Lew Wallace, publicado em 1880, um dos livros mais populares de seu tempo.
O Ben-Hur - o filme - de 1959 se passa na Jerusalém do século I e conta a história de Judah Ben-Hur, um influente comerciante judeu que é traído por Messala (Stephen Boyd), um ex-amigo que lidera uma legião romana. A partir daí, Ben-Hur é humilhado até recuperar suas forças para lutar por vingança.
A nova versão do filme terá os produtores do filme cristão O Filho de Deus e promete ter um viés religioso mais forte, explorando mais os eventos do livro que narram o que aconteceu antes da rivalidade entre Ben-Hur e Messala se tornar algo insustentável. Na obra de Wallace, a figura Jesus Cristo tem uma grande importância para a narrativa. Ao longo da trama, Ben-Hur se depara com Jesus de Nazaré em diversas ocasiões, chegando a se tornar um seguidor do Messias e presenciar sua crucificação.
O novo Ben-Hur terá a direção de Timur Bekmambetov, responsável por Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros e O Procurado. Apesar de o nome de Freeman ser o único confirmado no elenco até então, especula-se que Tom Hiddleston, o Loki de Os Vingadores e Thor, possa assumir o papel de Ben-Hur.
A estreia do filme está marcada para o dia 26 de fevereiro de 2016.