![](https://br.web.img3.acsta.net/r_654_368/newsv7/14/09/01/00/08/522587.jpg)
Quase metade do Festival de Veneza já se foi e, com isso, começam a surgir rumores sobre favoritos para as premiações que serão concedidas pelo júri presidido por Alexandre Desplat. Dois fortes candidatos despontaram em filmes exibidos nos últimos dias, ambos nas categorias de atuação: Viggo Mortensen, por Loin des Hommes, e Alba Rohrwacher, por Hungry Hearts.
Dirigido pelo pouco conhecido David Oelhoffen, Loin des Hommes é a adaptação cinematográfica do conto "L'Hôte", escrito por Albert Camus, que acompanha o relacionamento de dois homens na Argélia em plena guerra pela independência do país. Tecnicamente muito bem feito, com destaque para a fotografia e o som, o longa-metragem apresenta uma história de respeito e dignidade entre um francês que dá aulas para crianças no interior da Argélia e um argelino condenado à morte. Em um elenco bastante consistente, quem se sobressai é Viggo Mortensen, pelo modo como trata aquele que, a princípio, seria seu prisioneiro de guerra.
![](https://br.web.img2.acsta.net/c_620_260/newsv7/14/09/01/00/24/233751.jpg)
Entre as mulheres, o brilho maior está com Alba Rohrwacher. Protagonista do surpreendente Hungry Hearts, filme italiano inteiramente situado em Nova York, ela se destaca pela transformação de sua personagem no decorrer da história, que acompanha desde o apaixonar-se de um jovem casal até o afastamento devido às excentricidades dela, após dar a luz a um bebê que considera ser especial. Adam Driver, seu parceiro de cena, é outro destaque do longa-metragem e corre por fora pelo prêmio de melhor ator.
Se entre as mulheres Rohrwacher não tem concorrência (ao menos por enquanto), o mesmo não pode ser dito entre os homens. Além de Mortensen e Driver, quem também está bem cotado é Al Pacino, por Manglehorn. A premiação do Festival de Veneza 2014 acontecerá no próximo sábado, 6 de setembro.
![](https://br.web.img3.acsta.net/r_640_360/videothumbnails/14/08/26/22/08/398318.jpg)