Você sabia que o cadáver de Charles Chaplin foi roubado do cemitério, poucos meses após o falecimento do consagrado ator e diretor? Este caso obscuro é o tema principal de La Rançon de la Gloire, novo filme do diretor Xavier Beauvois (Homens e Deuses), que integra a mostra competitiva do Festival de Veneza deste ano.
Apresentado com um tratamento carinhoso à dupla de ladrões, buscando a mesma graciosidade dada por Chaplin em seus personagens marginalizados, La Rançon de la Gloire mostra a saga dos amigos de longa data Osman (Roschdy Zem) e Eddy (Benoît Poelvoorde) rumo ao roubo do cadáver. O filme tem uma queda para a comédia, muito pelas questões sociais que envolvem o caso e devido à presença de Poelvoorde (Românticos Anônimos e Asterix nos Jogos Olímpicos) no elenco, atraindo mais pela curiosidade em torno do tema do que propriamente por sua qualidade. Ainda assim, trata-se de um filme leve e descompromissado que cumpre seu papel de forma correta.
O AdoroCinema segue na cobertura do Festival de Veneza 2014. Conheça todos os filmes exibidos no Guia do Festival de Veneza, além de acompanhar nossa cobertura diária sobre o evento.