A organização do Cine Ceará abre, a partir desta segunda-feira, 25, o processo de inscrições para as mostras competitivas de longas (ibero-americanos) e curtas-metragens (brasileiros) na disputa pelo troféu Mucuripe. Os interessados devem acessar o site oficial do evento www.cineceara.com e preencher o formulário até 30 de setembro.
Um dos mais tradicionais festivais de cinema do país, o Cine Ceará chega à sua 24ª edição de volta ao centenário Theatro José de Alencar – que, em obras no último ano, cedeu o lugar como sede do evento ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Em 2013, também, o festival voltou a ser temático, homenageando a cinematografia de Portugal. A Argentina é o alvo da vez e o diretor Daniel Burman (O Abraço Partido) já confirmou presença em Fortaleza, onde será homenageado com o troféu Eusélio Oliveira – entregue a personalidades que se destacaram na divulgação do cinema ibero-americano.
Para passar na peneira da seleção, os filmes em formato longa-metragem devem ter origem em países ibero-americanos (América Latina, Caribe, Portugal e/ou Espanha), com duração acima de 70 minutos, e podem ser entregues em qualquer gênero e formato – desde que possam ser projetados digitalmente.
Os curtas têm que ter até 20 minutos de duração, produzidos a partir de 2013, realizados por brasileiros ou radicados no país há mais de três anos e que não tenham participado anteriormente do processo seletivo do festival.
Exibições especiais e oficinas, a serem anunciados, completam a programação.