![](https://br.web.img3.acsta.net/r_654_368/newsv7/14/08/11/16/35/485139.jpg)
No início de 2013, Guillermo del Toro havia revelado que estava começando a trabalhar no projeto que vai levar aos cinemas a Liga da Justiça Sombria, clã sobrenatural de heróis da DC Comics. Na época, o cineasta mexicano havia dito que esperava que o filme fosse aprovado pela Warner Bros. - estúdio que detém os direitos dos personagens do universo DC - e que já havia um roteirista definido.
Agora, o del Toro voltou a falar sobre o longa em uma entrevista ao site IGN para promover o terror Crimson Peak e a ficção científica Círculo de Fogo 2, dois de seus múltiplos projetos para o futuro. Ele disse que está debatendo com o estúdio sobre como será Liga da Justiça Sombria e que o roteiro do filme ainda está sendo escrito. Mas o que chamou mais atenção na entrevista foram os comentários que o diretor fez sobre o seriado Constantine.
"Estou feliz com o que estão fazendo com Constantine. O que eu deixei bem claro para eles [Warner Bros.] é que a série de TV não vai afetar o filme e eles me disseram que estava tudo bem assim. Disseram que podemos ter independência. Agora, se nós percebermos que a série de TV e o filme podem se conectar ou que podermos escalar o mesmo ator, dependendo do rumo que o filme tomar, eu ficarei feliz em considerar isso", afirmou del Toro.
John Constantine já foi vivido por Keanu Reeves no filme Constantine e será interpretado por Matt Ryan na série de TV do canal NBC, que estreia nos Estados Unidos no próximo dia 24 de outubro.
A primeira aparição da Liga da Justiça Sombria nos quadrinhos da DC aconteceu na HQ Justice League Dark, lançada em novembro de 2011. O grupo continha inicialmente o detetive sobrenatural John Constantine, a mística Madame Xanadu, o fantasma Deadman, Shade, o Homem Mutável, e a ilusionista Zatanna.
Sobre Liga da Justiça Sombria, del Toro ainda revelou que gostaria que o filme trouxesse o personagem Espectro: "Eu adoraria ter o Espectro no longa, porque ele é um dos personagens que mais está além da moral neste universo e faz coisas loucas". O diretor também disse que personagens como Etrigan e Monstro do Pântano também podem fazer aparições. Ainda não há uma confirmação oficial sobre um potencial início da produção do filme, nem possível data de estreia.