E começa a corrida do Oscar (de Melhor Filme Estrangeiro)...
Na dianteira, a Turquia, que anunciou hoje o título escolhido pelo país para tentar uma indicação na categoria. Será Winter Sleep, de Nuri Bilge Ceylan. Boas referências o filme tem de sobra, pois foi o vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano.
Ceylan, que recebeu o Grande Prêmio do Júri em Cannes 2011 por Era uma Vez na Anatólia, desta vez apresenta o drama de Aydin (Haluk Bilginer), ator aposentado que vive da hotelaria e se vê insatisfeito com sua vida, sentimento de tédio que é reforçado pela chegada de um rigoroso inverno. Esta será a quarta tentativa do diretor, que até agora não conseguiu figurar entre os cinco finalistas do Academy Awards.
Seguindo o embalo turco, a Hungria também divulgou seu selecionado: Fehér Isten, dirigido por Kornel Mundruczo. Assim como Winter Sleep, o filme foi vitorioso em Cannes, mas na mostra Um Certo Olhar. O drama é sobre uma garotinha (Zsófia Psotta) que tenta reencontrar seu cão, abandonado pelo seu próprio pai (Sándor Zsótér) - que não quer pagar a taxa cobrada de quem cria animais domésticos. O cachorro protagonista recebeu a Palme Dog.
Winter Sleep tem distribuição garantida no Brasil pela Pandora, mas ainda não há título nacional ou previsão de estreia. Provavelmente o filme será exibido no Festival do Rio ou na Mostra São Paulo. Sobre Fehér Isten ainda não existe nenhuma informação neste sentido.
A Turquia nunca teve um filme entre os cinco finalistas. A Hungria venceu o Oscar uma única vez, em 1982, com Mephisto, de István Szabó. O último vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro foi A Grande Beleza. O longa italiano esteve no Festival de Cannes 2013, mas perdeu a Palma de Ouro para Azul é a Cor Mais Quente, que acabou não sendo o selecionado pela França.