O início
Nascido em 13 de maio de 1986, na Inglaterra, Robert Pattinson é o caçula de três filhos do casal Claire e Richard Pattinson. E, como acontece em muitas famílias, sofreu bastante nas mãos das maninhas: "Até completar 12 anos minhas irmãs costumavam me vestir de mulher e me chamar de Claudia", declarou o ator numa entrevista.
A bem da verdade, a vida de Robert começou a mudar quando ele deixou um colégio exclusivo para garotos e passou a estudar no The Harrodian School. "Meu ponto de virada foi aos 12 anos, quando mudei para uma escola mista. Foi lá que me tornei um cara cool e conheci o gel para cabelo."
Três anos depois, seu pai passou a incentivar que tivesse aulas de teatro. Robert participou dos bastidores da Barnes Theatre Company e, algum tempo depois, fez um teste para a peça "Guys and Dolls". Conseguiu um pequeno papel de dançarino cubano (!!!) e daí em diante não deixou mais de atuar.
No início da carreira como ator, Robert dividia o tempo com o trabalho como modelo. Entretanto, isto durou pouco tempo: aos 16 anos, ele desistiu de vez da "segunda profissão". "Quando comecei era bem alto e parecia uma menina, então tinha muito trabalho, pois foi durante o período em que o visual andrógino era cool. Depois fui me tornando um rapaz e não consegui mais qualquer emprego. Minha carreira como modelo foi um fracasso!", declarou o ator.