Foram anunciados hoje os filmes que concorrerão ao Leão de Ouro no 71º Festival de Veneza. A seleção deste ano deu preferência a novos cineastas que vêm conquistando os festivais, como Xavier Beauvois, Andrew Niccol e Joshua Oppenheimer, deixando os queridinhos de Cannes como Manoel de Oliveira, Ulrich Seidl, Amos Gitai e Hong Sang-soo fora da competição oficial.
A seleção foi bastante conservadora em termos geográficos, escolhendo pouquíssimos filmes de fora da Europa e da América do Norte. Nenhum longa-metragem sul-americano foi selecionado para as mostras principais, de modo que o Brasil está representado apenas com o curta-metragem Castillo y el Armado, de Pedro Harres. Além disso, a discussão recente sobre a presença de filmes dirigidos por mulheres também pode afetar Veneza, que deu pouco espaço às cineastas.
Confira a lista das principais mostras:
Competição oficial
The Cut, de Fatih Akin (Alemanha, França, Itália, Rússia, Canadá, Polônia, Turquia)
A Pigeon Sat on a Branch Reflecting on Existence, de Roy Andersson (Suécia, Alemanha, Noruega, França)
99 Homes, de Ramin Bahrani (Estados Unidos)
Ghesseha, de Rakhshan Bani E'Temad (Irã)
La Rançon de la Gloire, de Xavier Beauvois (França, Bélgica, Suíça)
Hungry Hearts, de Saverio Costanzo (Itália)
Le Dernier Coup de Marteau, de Alix Delaporte (França)
Pasolini, de Abel Ferrara (França, Bélgica, Itália)
Manglehorn, de David Gordon Green (Estados Unidos)
Birdman, de Alejandro González Iñárritu (Estados Unidos)
3 Coeurs, de Benoît Jacquot (França)
The Postman's White Nights, de Andrei Konchalovsky (Rússia)
Il Giovane Favoloso, de Mario Martone (Itália)
Sivas, de Kaan Müjdeci (Turquia)
Anime Nere, de Francesco Munzi (Itália)
Good Kill, de Andrew Niccol (Estados Unidos)
Loin des Hommes, de David Oelhoffen (França)
The Look of Silence, de Joshua Oppenheimer (Dinamarca, Finlândia, Indonésia, Noruega, Reino Unido)
Fires on the Plain, de Shinya Tsukamoto (Japão)
Red Amnesia, de Wang Xiaoshuai (China)
Fora de competição
Words With Gods, de Guillermo Arriaga, Emir Kusturica, Amos Gitai, Mira Nair, Warwick Thornton, Hector Babenco, Bahman Ghobadi, Hideo Nakata e Álex de la Iglesia (México, Estados Unidos)
She's Funny That Way, de Peter Bogdanovich (Estados Unidos)
Dearest, de Peter Ho-Sun Chan (Hong Kong, China)
Olive Kitteridge, de Lisa Cholodenko (Estados Unidos)
Burying the Ex, de Joe Dante (Estados Unidos)
Perez, de Eduardo de Angelis (Itália)
La Zuppa Del Demonio, de Davide Ferrario (Itália)
The Sound and the Fury, de James Franco (Estados Unidos)
Tsili, de Amos Gitai (Israel, Rússia, Itália, França)
La Trattativa, de Sabina Guzzanti (Itália)
The Golden Era, de Ann Hui (China, Hong Kong)
Hwajang, de Im Kwontaek (Coreia do Sul)
The Humbling, de Barry Levinson (Estados Unidos)
O Velho do Restelo, de Manoel de Oliveira (Portugal, França)
Un Giorno da Italiani, de Gabriele Salvatores (Itália, Reino Unido)
Im Keller, de Ulrich Seidl (Áustria)
Os Boxtrolls, de Anthony Stacchi e Annable Graham (Estados Unidos)
Ninfomaníaca Volume II (Versão do diretor), de Lars Von Trier (Dinamarca, Alemanha, França, Bélgica)
Mostra Orizzonti
Theeb, de Naji Abu Nowar (Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Reino Unido)
Kreditis Limiti, de Salome Alexi (Geórgia, Alemanha, França)
Senza Nessuna Pietà, de Michele Alhaique (Itália)
Cymbeline, de Michael Almereyda (Estados Unidos)
La Vita Oscena, de Renato de Maria (Itália)
Near Death Experience, de Benoît Delépine e Gustave Kervern (França)
Réalité, de Quentin Dupieux (França, Bélgica)
Ich Seh / Ich Seh, de Veronika Franz e Severin Fiala (Áustria)
Hill of Freedom, de Hong Sang-soo (Coreia do Sul)
Bypass, de Duane Hopkins (Reino Unido)
The President, de Mohsen Makhmalbaf (Geórgia, França, Reino Unido, Alemanha)
Your Right Mind, de Ami Canaan Mann (Estados Unidos)
Belluscone, una Historia Siciliana, de Francesco Maresco (Itália)
Nabat, de Elchin Musaoglu (Azerbaijão)
Heavens Know What, de Josh Safdie e Ben Safdie (Estados Unidos, França)
These Are The Rules, de Ognjen Svilicic (Croácia, França, Sérvia, Macedônia)
Court, de Chaitanya Tamhane (Índia)