"Às vezes são as pessoas sobre quem ninguém imagina nada à respeito que fazem as coisas que ninguém poderia imaginar", diz a personagem de Keira Knightley ao matemático Alan Turing, interpretado por Benedict Cumberbatch, no trailer de The Imitation Game.
O filme dirigido por Morten Tyldum é uma cinebiografia de Turing, importante cientista britânico, cujo trabalho como criptoanalista ajudou o a Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial a quebrar os códigos da máquina Enigma, usada pelos Nazistas para enviar mensagens secretas. Seus estudos no campo da lógica e no desenvolvimento de algoritmos e teoremas originais o fazem ser considerado até hoje um dos pais da computação moderna. No início dos anos 1950 foi condenado de acordo com as leis britânicas da época por ser homossexual e foi condenado a fazer uso de hormônios femininos. Humilhado publicamente e proibido de continuar seus estudos sobre computação, Turing se suicidou em 1954. Sua morte completou 60 anos no último dia 7 de junho.
The Imitation Game foi recentemente anunciado na seleção oficial do Festival Internacional de Cinema de Toronto. Em junho, o filme foi citado na matéria especial elaborada pelo AdoroCinema com 20 apostas prematuras para o Oscar 2015.
Além de Knightley e Cumberbatch, o elenco do filme conta com nomes como Matthew Goode, Mark Strong, Allen Leech e Charles Dance.