"Deixe-me contar a primeira coisa sobre James Brown. Soube desde o dia em que nasci, que todos saberiam meu nome" diz o ator Chadwick Boseman, que encarna o personagem principal na cinebiografia do "Padrinho do Soul". Inicialmente intitulado Get on Up - em alusão ao refrão da clássica canção "Sex Machine" - o longa metragem agora se chama apenas James Brow.
Com direção de Tate Taylor, cineasta responsável por Histórias Cruzadas, o filme narra diversos momentos da vida de James Joseph Brown, Jr., começando com sua infância marcada pela pobreza, o relacionamento traumático com sua mãe (Viola Davis), sua passagem pela prisão, o começo de sua carreira como cantor gospel e o caminho rumo ao estrelato mundial.
Como o próprio trailer indica, o filme também vai mostrar como James Brown revolucionou a música negra norte-americana, fazendo uma mistura de soul, r&b e jazz que ficou conhecida como funk. Também é destacada sua lendária apresentação para soldados americanos no Vietnã e sua importância para a comunidade afro-americana depois do assassinato de Martin Luther King.
James Brown (o filme) conta com Octavia Spencer - que venceu o Oscar de melhor atriz coadjuvante em Histórias Cruzadas -, Dan Aykroyd, Tika Sumpter, Jill Scott e Craig Robinson no elenco. O roteiro é assinado por Jez Butterworth e John-Henry Butterworth, dupla responsável pelos roteiros de No Limite do Amanhã e Jogo de Poder. A produção do filme é assinada por Mick Jagger, vocalista dos Rolling Stones, que era um amigo pessoal de Brown, embora o trailer mostre um pequeno desdém do cantor americano pelo rockeiro britânico.
James Brown estreia no Brasil no dia 5 de fevereiro de 2015.