Na sexta-feira, dia 11 de julho, o AdoroCinema passou no Rio Festival Gay de Cinema 2014 para assistir a mais dois longas-metragens em competição: muDanças e São Paulo em Hi-Fi.
muDanças apresenta uma história de amor bastante convencional entre dois garotos no Rio de Janeiro. Esta produção minúscula, "feita entre amigos" de acordo com o diretor Emer Lavinni, sofre de deficiências em praticamente todos os aspectos: um roteiro risível e cheio de clichês, atuações pouco naturais, captação de som desigual, trilha sonora incessante, direção amadora. Um trabalho bem-intencionado, mas de baixíssima qualidade. Fica a dúvida sobre o porquê de esta produção ter sido selecionada pela curadoria junto de outras de qualidade muito superior, como Pinta, Out in the Line-Up e São Paulo em Hi-Fi.
São Paulo em Hi-Fi, justamente, mostra mais um ótimo trabalho do cineasta Lufe Steffen na direção, após A Volta da Pauliceia Desvairada, apresentado na edição de 2013 do Rio FGC. O diretor faz uma bela pesquisa, entrevistando dezenas de frequentadores e proprietários das maiores boates dos anos 1960, 70 e 80. Os depoimentos são divertidos, nostálgicos e afetuosos, e acabam constituindo um complexo painel da cultura gay desta época. Steffen ainda insere discussões mais profundas sobre o preconceito, o papel do governo na proteção à população LGBT e o impacto da AIDS no final da década de 1980. Um trabalho tão profundo quanto agradável de assistir.
Críticas de filmes do festival:
Pinta - Corpos livresI'm a Porn Star - Sexo monótono
Fourplay - Todas as formas de prazer
What's the T? - Histórias de transexuais
Out in the Line-Up - O preconceito no esporte