O tradicional Festival de Gramado divulgou a lista de filmes participantes de sua edição de 2014. O evento gaúcho que se firmou como um dos principais do circuito latino-americano e chega ao seu 42º ano, sendo realizado no Palácio dos Festivais entre os dias 8 a 16 de agosto.
Serão quarto mostras no total, dedicadas a curtas brasileiros, curtas gaúchos, longas brasileiros e longas estrangeiros. Na seleção de longas nacionais constam dois filmes que também foram selecionados para o VI Paulínia Film Festival, que também divulgou seu line-up hoje: Infância, de Domingos Oliveira, e Sinfonia da Necrópole, de Juliana Rojas.
Ao todo, foram 794 trabalhos inscritos para a edição deste ano. Os curadores das mostras são Marcos Santuario, Rubens Ewald Filho e a produtora argentina Eva Piwowarski, que ocupa a vaga que seria de José Wilker, falecido em abril.
Pela primeira vez em mais de quatro décadas, haverá um prêmio em dinheiro para os vencedores, havendo uma verba de mais de R$ 300 mil para ser distribuida entre os vencedores das mostras.
Confira a seleção:
Longas-metragens brasileiros
A Despedida, de Marcelo Galvão (SP)
A Estrada 47, de Vicente Ferraz (RJ)
A Luneta do Tempo, de Alceu Valença (RJ)
Esse Viver Ninguém Me Tira, de Caco Ciocler (DF)
Infância, de Domingos Oliveira (RJ)
O Segredo dos Diamantes, de Helvécio Ratton (MG)
Os Senhores da Guerra, de Tabajara Ruas (RS)
Sinfonia da Necrópole, de Juliana Rojas (SP)
Longas-metragens estrangeiros
Algunos Dias Sin Musica, de Matías Rojo (Argentina/Brasil)
El Critico, de Hernán Guerschuny (Argentina)
El Lugar Del Hijo, de Manuel Nieto (Uruguai)
Esclavo de Dios, de Joel Novoa (Venezuela)
Las Analfabetas, de Moisés Sepúlveda (Chile)
Curtas-metragens brasileiros
A Pequena Vendedora de Fósforos, de Kyoko Yamashita (RS)
Brasil, de Aly Muritiba (PR)
Carranca, de Wallace Nogueira e Marcelo Matos de Oliveira (BA)
Carta a Uma Jovem Cineasta, de Luiz Rosemberg Filho (SC)
Castillo y el Armado, de Pedro Harres (RS)
Las Analfabetas, de Eugênio Puppo e Ricardo Carioba (SP)
Contínuo, de Carlos Ebert e Odécio Antonio (PB)
História Natural, de Júlio Cavani (PE)
La Llamada, de Gustavo Vinagre (SP)
Max Uber, de Andre Amparo (MG)
O Clube, de Allan Ribeiro (RJ)
O Coração do Príncipe, de Caio Ryuichi Yossimi (SP)
O Que Fica, de Daniella Saba (SP)
Se Essa Lua Fosse Minha, de Larissa Lewandowski (RS)
Sem Título #1: Dance of Leitfossil, de Carlos Adriano (SP)
Curtas-metragens gaúchos
A Pequena Vendedora de Fósforos, de Kyoko Yamashita (Porto Alegre)
Bacon ou Rúcula, de Laércio Leitzke (Porto Alegre)
Caçador, de Rafael Duarte e Taísa Ennes Marques (Canoas)
Casa de Pompas, de Bruna Fortes e Gabriel Paixão (Pelotas)
Castillo y el Armado, de Pedro Harres (Porto Alegre)
Descompasso, de Rodolfo de Castilhos Franco (Porto Alegre)
Domingo de Marta, de Gabriela Bervian (Porto Alegre)
Espelhos, de Diego Tafarel (Santa Cruz do Sul)
Gildíssima, de Alexandre Derlam (Porto Alegre)
Hotel Farrapos, de Lisandro Santos (Porto Alegre)
Linda, Uma História Horrível, Bruno Gularte Barreto (Porto Alegre)
O Encontro, de Fabrício Silva (Porto Alegre)
O que Ficou Para Trás, de Pedro Guindani (Porto Alegre)
O Relâmpago e a Febre, de Gilson Vargas (Porto Alegre)
Os Meninos Perdidos, de Giordano Gio (Porto Alegre)
Servido Com Candura, de Tatiane Andréa Enzweiler (São Leopoldo)
Sioma – O Papel da Fotografia, de Karine Emerich e Eneida Serrano (Porto Alegre)