O compositor Alexandre Desplat foi definido como o presidente do júri do 71º Festival de Veneza, que será realizdo na charmosa cidade italiana entre os dias 27 de agosto e 6 de setembro de 2014. Esta é a primeira vez em mais de sete décadas de festival que um músico é eleito para o cargo máximo do júri da mostra competitiva principal.
Desplat, francês de 52 anos, começou a tocar piano aos 5 e compôs sua primeira trilha sonora em 1985, para a comédia dramática francesa Ki lo sa?. Daí em diante, trabalhou em mais de 150 produções, criando a identidade musical de filmes para o cinema, telefilmes, curtas e séries de TV.
Depois de fazer carreira na sétima arte francesa, seu primeiro grande trabalho em Hollywood foi no filme Moça com Brinco de Pérola (2003). A partir daí, se tornou um dos compositores mais prolíficos da indústria americana, chegando a assinar a composição da trilha sonora de nove filmes em apenas um ano, em 2012. Desplat foi indicado ao Oscar em seis ocasiões, por seus trabalhos em A Rainha (2006), O Curioso Caso de Benjamin Button (2008), O Fantástico Sr. Raposo (2009), O Discurso do Rei (2010) e Argo (2012) e Philomena (2013). Ele foi premiado no Globo de Ouro pela trilha de O Despertar de Uma Paixão (2006).
"Alexandre Desplat não é apenas um dos maiores compositores de trilhas sonoras da atualidade, mas também um ardente cinéfilo cuja extraordinária sensibilidade artística é sustentada por um profundo conhecimento de cinema, sua história e sua linguagem", declarou Alberto Barbera, crítico de cinema italiano que é o diretor artístico do Festival de Veneza.
O compositor declarou em comunicado que está se sentindo privilegiado com a notícia: "é uma grande honra e árdua responsábilidade ser o presidente do júri de um festival tão cheio de prestígio".
Em 2013, no 70º Festival de Veneza, o presidente do júri foi o italiano Bernardo Bertolucci (que já havia ocupado o cargo em 1983). O vencedor do Leão de Ouro foi o documentário Sacro GRA, de Gianfranco Rosi.