O belo desempenho de O Espetacular Homem-Aranha, com US$ 757 milhões arrecadados nas bilheterias ao redor do planeta e a boa aceitação à escolha de Andrew Garfield como novo intérprete do herói aracnídeo, fez com que a Sony fizesse vários planos para o futuro da franquia. Entretanto, o desempenho abaixo do esperado de O Espetacular Homem-Aranha 2, que faturou cerca de US$ 60 milhões a menos que o original, ligou o sinal de alerta. Diante disso, o estúdio pode adiar o lançamento de O Espetacular Homem-Aranha 3.
Com estreia agendada para 9 de junho de 2016, o terceiro longa do cabeça de teia pode ser lançado apenas em 2017, em data ainda indefinida. Desta forma, o diretor Marc Webb teria tempo para retrabalhar o roteiro escrito pela dupla Alex Kurtzman e Roberto Orci.
Vale lembrar que Garfield estará ocupado nos próximos meses com as filmagens de Silence, novo trabalho do diretor Martin Scorsese. Ou seja, o adiamento também lhe daria mais tempo para recuperar a forma física necessária para interpretar o super-herói. Da mesma forma, a mudança poderia possibilitar a manutenção de Shailene Woodley como Mary Jane Watson. A atriz gravou uma participação para O Espetacular Homem-Aranha 2, mas foi cortada do filme. Como estará bastante ocupada com as sequências de Divergente nos próximos meses, há a possibilidade que ela seja substituída na franquia.
Caso a data de estreia realmente mude, isto pode influenciar a produção de dois spin-offs da série: Sexteto Sinistro e Venom, protagonizados por inimigos do Aranha. Ambos já têm diretores definidos, com Drew Goddard assumindo Sexteto Sinistro e Alex Kurtzman em Venom. A ideia inicial era que ao menos um deles fosse lançado em 2017, com O Espetacular Homem-Aranha 4 chegando aos cinemas em 2018.