O 67º Festival de Cannes vai chegando ao fim e, com isso, começam a ser revelados os primeiros vencedores do evento. Hoje à tarde foi a vez do júri presidido pelo diretor argentino Pablo Trapero divulgar os premiados na mostra Un Certain Regard, paralela à competição oficial. E tem brasileiro entre eles! Confira!
MELHOR FILME
Fehér Isten, de Kornél Mundruczó
PRÊMIO DO JÚRI
Turist, de Ruben Östlund
PRÊMIO ESPECIAL
The Salt of the Earth, de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado
PRÊMIO DE CONJUNTO
Party Girl, de Marie Amachoukeli, Claire Burger e Samuel Theis
MELHOR ATOR
David Gulpilil (Charlie's Country)
Por mais que o cinema nacional não tenha tido nenhum representante em Cannes neste ano, o documentário The Salt of the Earth, sobre a carreira do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, levou para casa o Prêmio Especial. A curiosidade é que um dos diretores, Juliano Ribeiro Salgado, é filho do homenageado.
Outros prêmios anunciados hoje foram entregue pela FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema). A organização elegeu Winter Sleep, de Nuri Bilge Ceylan, como o melhor filme da mostra competitiva. Na Un Certain Regard, o premiado foi o argentino Jauja, de Lisandro Alonso, enquanto que na Quinzena dos Realizadores quem levou a melhor foi Les Combattants, de Thomas Cailley.
Concluindo a lista de premiados já divulgados, ontem à noite foi a vez da Semana da Crítica revelar o grande vitorioso da edição deste ano. Trata-se do ucraniano Plemya, de Myroslav Slaboshpytskiy, que causou polêmica por não ter uma palavra sequer, sendo baseado apenas em linguagens gestuais.