O Rio de Janeiro recebe a partir de hoje, 22 de maio, a 5ª edição do CINEfoot - Festival de Cinema de Futebol. Para dar o pontapé inicial no evento foi escolhido o documentário uruguaio Maracanã, sobre a final da Copa do Mundo de 1950, quando o Uruguai derrotou o Brasil por 2 x 1. Os brasileiros, que sempre viram o acontecimento como um grande trauma, terão a oportunidade de analisar o ponto de vista uruguaio, da superação. A sessão será realizada no Espaço Itaú de Cinema, contará com a presença dos diretores Sebastián Bednarik e Andrés Varela e será precedida do curta Para Exportação.
O CINEfoot acontece no Rio de Janeiro até o dia 27 de maio. Na sequência, passa por São Paulo (29 de maio a 3 de junho) e Belo Horizonte (30 de maio a 4 de junho). Na programação, destacam-se obras sobre personagens do futebol como João Havelange (Conversa com JH), João Saldanha (João), Marcos (Santo Marcos), Ronaldinho Gaúcho (R49: O Meteoro Atleticano), além de outras sobre momentos importantes de grandes times como Corinthians (Democracia em Preto e Branco), Atlético Mineiro (Contra o Vento, O Dia do Galo e Quando se Sonha Tão Grande a Realidade Aprende), Palmeiras (12 de Junho e 1993 – O Dia da Paixão Palmeirense), e a dupla Flamengo e Fluminense (Fla x Flu - 40 Minutos Antes do Nada).
Como não poderia deixar de ser, a Copa do Mundo também é destaque, com filmes sobre a seleção brasileira e algumas homenagens especiais. Confira a programação completa no site oficial.