Um dos diretores de fotografia mais importantes da história do cinema, Gordon Willis faleceu aos 82 anos neste domingo, 18 de maio. Adepto de tomadas com pouca luz, ele ficou conhecido em Hollywood como o príncipe da escuridão, sendo responsável por trabalhos inesquecíveis em O Poderoso Chefão, Manhattan e Todos os Homens do Presidente.
Willis sempre gostou de trabalhar com os mesmos diretores. Com Francis Ford Coppola, fez ainda O Poderoso Chefão 2 e O Poderoso Chefão 3. Com Woody Allen, também realizou Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, Interiores, Memórias, Sonhos Eróticos Numa Noite de Verão, Zelig, Broadway Danny Rose e A Rosa Púrpura do Cairo.
Seu último trabalho foi em Inimigo Íntimo, de Alan J. Pakula. Ele já havia trabalhado com o cineasta em Todos os Homens do Presidente, Klute - O Passado Condena, A Trama e Acima de Qualquer Suspeita.
Em seus quase trinta anos de carreira, Gordon Willis recebeu apenas duas indicações ao Oscar, pelas fotografias de O Poderoso Chefão 3 e Zelig. Acabou reconhecido pela Academia apenas em 2010, com um Oscar Honorário pelo conjunto de sua obra.