As regras do jogo
Antes de mais nada, para entrar na brincadeira, descartamos as coproduções internacionais com o Brasil que são faladas majoritariamente em inglês, na qual a maioria do elenco é gringo, ou então que se passam, na maior parte do tempo, no “estrangeiro”.
Portanto, de quebra, excluímos Ensaio Sobre a Cegueira e 360 (desculpe, Fernando Meirelles) e O Beijo da Mulher-Aranha. O mesmo vale para Amor Por Acaso e Angie (não briga com a gente, Marcio Garcia). Também não se tratam de produções estrangeiras simplesmente dirigidas por brasileiros, como 12 Horas e Água Negra. (E, cá entre nós, também deixamos de fora aqueles atores menos conhecidos).
Selecionamos filmes cujo tutu é o principal ingrediente. Ou seja, para passar pela na nossa peneira, o ator tem obedecer o diretor brasileiro, visitar o país e, quem sabe, até arriscar um português – Jeanne Moreau cantou Chico Buarque. Vincent Cassel se apaixonou por Búzios; Marcello Mastroianni, por Sônia Braga. A lista ainda tem português, comediante americano e até o avô da Pequena Miss Sunshine. Qual a melhor atuação para você?