O cineasta Andrés Muschietti desistiu de dirigir a refilmagem de A Múmia por conta de diferenças com a produtora Universal Pictures. De acordo com informações do site The Wrap, o diretor que ficou famoso após comandar o terror Mama queria fazer uma versão mais sombria de A Múmia, enquanto o estúdio deseja um filme mais voltado para o público familiar.
Muschietti é o segundo diretor a deixar a direção do remake. Len Wiseman, de Anjos da Noite, também já esteve ligado ao projeto. Ele havia definido o tom do novo filme como "Um terror. Um épico. É mais como versão da história nos dias de hoje, imaginando o que aconteceria se nós nos deparássemos com uma múmia no nosso mundo atual. É fascinante."
Ele também deixou a entender, quando ainda era o diretor escalado para a função, que o filme seria de horror, mas um horror que pudesse ser acessível para o grande público. Wiseman largou a direção por causa de conflitos de agenda. Aparentemente Muschietti queria realizar um filme mais assustador do que o estúdio gostaria que fosse. Agora, a Universal volta à sua busca por um diretor.
Paralelamente à produção de A Múmia, a Universal Pictures tem a intenção de realizar um filme unindo diversos monstros de seu catálogo, como o Lobisomem, Frankenstein, Drácula, a própria Múmia e outros.
A primeira triologia de A Múmia rendeu mais de US$ 1,2 bilhão em bilheterias para os cofres da Universal. O remake tem estreia marcada para o dia 22 de abril de 2016. Ainda não foram divulgados os atores que estarão no elenco.