por João Vitor Figueira
O estúdio Lionsgate anunciou que Convergente, último livro da trilogia literária de ficção-científica adolescente escrita por Veronica Roth, será adaptado para os cinemas em dois filmes separados. Convergente - Parte 1 será lançado no dia 18 de março de 2016 e Convergente - Parte 2 será lançado no dia 24 de março de 2017.
Divergente, filme que dá início à série, estreou recentemente nos Estados Unidos e chega ao Brasil na semana que vem, no próximo dia 17.
Estrelado por Shailene Woodley, o longa une sci-fi, romance, ação e aventura numa história ambientada num futuro distópico, onde os cidadãos são divididos em castas baseadas em suas virtudes. O regime foi implementado por um governo totalitário, representado pela vilã interpretada por Kate Winslet. A heroína Tris (Woodley), se junta a um grupo clandestino, para enfrentar a opressão. Insurgente, segundo filme da franquia, tem estreia prevista para o dia 20 de março de 2015.
A estratégia da Lionsgate de separar a trama do último livro de uma série em dois filmes não é uma novidade em Hollywood. O mesmo aconteceu com Harry Potter e as Relíquias da Morte, A Saga Crepúsculo: Amanhecer e Jogos Vorazes - A Esperança, produções que foram divididas em "parte 1" e "parte 2". A jogada comercial visa aproveitar ao máximo o potencial financeiro dessas produções, além de oferecer um olhar mais extenso do desfecho da história.
Um outro exemplo notável foi a adaptação para os cinemas do livro "O Hobbit", de J. R. R. Tolkien. Um único livro, menor do que cada um dos três livros que originaram a trilogia O Senhor dos Anéis, foi transformado em três filmes: O Hobbit: Uma Jornada Inesperada, O Hobbit: A Desolação de Smaug e O Hobbit: Lá e de Volta Outra Vez.
Divergente