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    Cinerama.BC: Segundo dia da mostra competitiva vai de Bergman à Disney

    As Filhas e Fugindo do Amanhã foram os longas-metragens apresentados no festival.

    por Bruno Carmelo

    No festival Cinerama.BC, em Balneário Camboriú, o segundo dia da competição oficial trouxe uma variedade surpreendente. A primeira sessão começou com dois dramas: o curta-metragem belga Gaivotas, de Zeno Graton, e o longa-metragem alemão As Filhas, de Maria Speth. Depois, vieram duas comédias: o curta-metragem francês Bebê a Qualquer Preço, de Guillaume Clicquot, e o longa-metragem americano Fugindo do Amanhã, de Randy Moore.

    Gaivotas traz a relação instável entre um casal de atores que se ama e se machuca, sobre os palcos e fora deles. O filme tem uma grande produção, e imagens bastante estetizadas, brincando com a câmera lenta e com efeitos de luz. O roteiro também tenta coincidir a vida e a arte, deixando o espectador sem saber, em algumas cenas, se os personagens estão atuando na peça-dentro-do-filme ou não. Embora não tenha nenhum discurso particular sobre o amor ou o cinema, o filme revela um cineasta ambicioso.

    As Filhas dividiu a plateia do festival. Este drama intimista e lento mostra a história de uma mãe cuja filha desaparece. Durante a busca, ela conhece uma jovem instável e imprevisível que se impõe em sua vida. A diretora tem o sueco Ingmar Bergman como referência principal, apostando em diversos momentos de proximidade silenciosa entre as duas, com cenas fazendo alusão a Persona. Talvez seja um drama frio, mas certamente muito maduro e coeso.

    Bebê a Qualquer Preço é o típico feel good movie, uma história despretensiosa sobre um pai experimentando a dificuldade de cuidar de um bebê, que chora a noite inteira. O roteiro reserva uma surpresa no final, que deixou vários sorrisos, mas não conseguiu mostrar nada muito relevante além dessa piadinha. Uma escolha curiosa para um festival que privilegiou, até agora, os dramas profundos e centrados na construção estética.

    Fugindo do Amanhã chegou ao festival com o status de maior destaque do evento. A sala teve o maior número de espectadores até agora, interessados em descobrir o filme que foi exibido em Sundance e causou furor na Internet. Também, pudera: a equipe decidiu fazer uma comédia de terror escondida nos parques da Disney, em preto e branco. Apesar desta curiosidade, o longa tem um roteiro e realização precários, oscilando entre o "terrir" amador e a comédia pastelão. Uma boa iniciativa, mas desperdiçada.

    O terceiro dia de competição oficial trará o drama belga Violet, sobre um jovem que testemunha um assassinato, e a comédia dramática sérvia Mamarosh, sobre um projecionista obrigado a enfrentar a guerra e o desaparecimento das projeções em película.

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