por Bruno Carmelo
Hoje, dia 2 de abril, seria o 100º aniversário do grande ator britânico Alec Guinness, nascido em 1914. Embora seja conhecido pelo papel de Obi-Wan Kenobi em Guerra nas Estrelas, ele construiu uma carreira extensa, atuando em mais de sessenta filmes e telefilmes, incluindo comédias, suspenses e dramas.
Grandes Esperanças, A Ponte do Rio Kwai e Dr. Jivago
No início da carreira, Guinness trabalhou em diversas montagens de peças de Shakespeare, e passou ao cinema com a adaptação de livros renomados, como Grandes Esperanças (1946) e Oliver Twist (1947), ambos dirigidos por David Lean. Aliás, foram os trabalhos com Lean que contribuíram ao sucesso do ator, incluindo papéis nos clássicos A Ponte do Rio Kwai (1957), pelo qual venceu um Oscar, Lawrence da Arábia (1962) e Dr. Jivago (1965).
Cromwell, o Homem de Ferro; Irmão Sol, Irmã Lua e Hitler - Os Últimos 10 Dias
Os anos 1970 trouxeram papéis variados à filmografia de Guinness, que interpretou sucessivamente o Rei Charles I (em Cromwell, o Homem de Ferro), o Papa Inocêncio III (em Irmão Sol, Irmã Lua) e Adolf Hitler (em Hitler - Os Últimos 10 Dias). Mas seu personagem mais famoso veio em 1977, quando interpretou Obi-Wan Kenobi na primeira trilogia Star Wars. Curiosamente, o ator jamais gostou da saga de George Lucas, que qualificou de "péssimo conto de fadas". Mesmo assim, Guinness enxergou o potencial comercial dos filmes, negociou um ótimo salário e aceitou a participação na franquia.
Guerra nas Estrelas
Alec Guinness trabalhou em poucas produções no cinema após O Retorno de Jedi (1983), privilegiando as aparições curtas em telefilmes e séries de televisão. Ele faleceu em 5 de agosto de 2000, aos 86 anos de idade, vítima de câncer.
Guerra nas Estrelas