por Francisco Russo
Quando se pensa na figura de um ministro logo vem à mente uma pessoa de poucos sorrisos, devido à seriedade do cargo. Não é o caso de Alexandre Taillard. Jovial e brincalhão, ele tem sempre uma frase de efeito para tirar da cartola - e às vezes não é bem compreendido por isso. Taillard é o foco principal da comédia O Palácio Francês, que acompanha a difícil tarefa de um jovem escritor contratado para transformar a peculiar linguagem do ministro em algo compreensível (e aplaudido) pelo grande público.
Dirigido por Bertrand Tavernier (Passaporte para a Vida), o filme acaba de ganhar um trailer legendado em português, que você pode conferir logo abaixo. Outra novidade é que Julie Gayet, indicada ao César de melhor atriz coadjuvante pelo longa-metragem, virá ao país para participar do lançamento nas telonas brazucas. Ela estará nas pré-estreias que acontecerão no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília.
Protagonizado por Thierry Lhermitte e Raphaël Personnaz, O Palácio Francês ganhou o César de melhor ator coadjuvante (Niels Arestrup) e foi ainda indicado na categoria de melhor roteiro adaptado. O lançamento nos cinemas brasileiros está marcado para 17 de abril.