por João Vitor Figueira
O diretor Ivan Reitman não vai mais dirigir a aguardada sequência Os Caça-Fantasmas 3. O cineasta foi o responsável pelos dois primeiros filmes da franquia, lançados na década de 80, mas decidiu abandonar a função de diretor após a morte de Harold Ramis, que era seu amigo pessoal e interpretou o Dr. Egon Spengler nos dois primeiros Ghostbusters (título original).
"[A produção de Os Caça-Fantasmas] foi um momento realmente incrível na minha vida, há 30 anos atrás, assim como no segundo filme. Agora que Harold não está mais entre nós, não dá para esperar a mesma coisa", declarou o cineasta em entrevista ao site Deadline. Reitman deixou o cargo de diretor, mas vai continuar relacionado a Os Caça-Fantasmas 3, trabalhando como produtor. Ele também irá indicar alguns diretores para substituí-lo.
Alguns rumores indicam que os diretores Phil Lord e Chris Miller, que realizaram juntos filmes como Uma Aventura Lego, Anjos da Lei e Tá Chovendo Hambúrguer, podem ficar com a vaga de Reitman.
A produção de Os Caça-Fantasmas 3 está planejada para começar em Nova York no começo de 2015. Após a morte de Hamis, ainda não se sabe quais dos protagonistas originais (Dan Aykroyd, Bill Murray e Ernie Hudson) vão retornar para o terceiro filme. "Eu não vou dizer quantos caça-fantasmas estarão no novo elenco, mas estamos determinados a manter o espírito do filme original e estou agradecido que tudo isto tenha acontecido de forma natural", afirmou Reitman, que também disse que os atores originais devem fazer pequenas pontas, caso aceitem participar do terceiro filme.