por João Vitor Figueira
Scarlett Johansson está prestes a ganhar um dos maiores prêmios de sua carreira. A atriz americana de 29 anos foi escolhida pela Academia Francesa de Artes e Técnicas do Cinema para receber o prêmio honorário no César, prestigiosa premiação considerada o "Oscar" do cinema francês.
O prêmio será entregue pelas mãos de Quentin Tarantino, que recebeu a mesma honraria da Academia em 2011. Em 2013, Tarantino fez um belo elogio à sétima arte francesa, dizendo "o cinema é minha religião e a França é o Vaticano".
Empolgado, Tarantino recebe César honorário em 2011
Em seu trabalho mais recente, Johansson chamou atenção de público e crítica dublando a voz de Samantha, sistema operacional que se torna o interesse amoroso de Joaquin Phoenix no drama romântico Ela, recebendo muitos elogios.
Dentre os destaques de sua filmografia estão o drama agridoce Encontros e Desencontros, de Sofia Coppola; sua encarnação da Viúva Negra em Os Vingadores; a colaboração com Christopher Nolan em O Grande Truque; e seus trabalhos com Woody Allen em Ponto Final - Match Point, Scoop - O Grande Furo e Vicky Cristina Barcelona. A atriz já foi indicada ao Globo de Ouro quatro vezes e já venceu o BAFTA de melhor atriz por Encontros e Desencontros.
É muito provável que Johansson seja a personalidade mais nova a receber o prêmio César honorário, que já foi entregue a grandes nomes do cinema, como Ingrid Bergman, Walt Disney, Jean-Luc Godard, Marcello Mastroianni, Steven Spielberg, Clint Eastwood, Meryl Streep e Harrison Ford.
A cerimônia do César acontece amanhã, dia 28 de fevereiro, no Teatro do Châtelet, em Paris.