por Taiani Mendes
18 de fevereiro de 1954. Nascia em Nova Jersey, Estados Unidos, aquele que iria abalar as pistas de dança sábado à noite.
John Travolta começou a estudar canto, dança e teatro ainda na infância. Aos dezesseis anos participou do primeiro musical profissional e logo foi para Nova York investir de vez na carreira artística. Com dezoito anos já participava de uma montagem de Grease na Broadway. (Já se vê que o sucesso do ator no filme, lançado em 1978, não foi por acaso.)
Travolta deixou de lado o teatro e seguiu para o cinema, Hollywood. Pequenas participações na televisão, um filme de terror bem trash – The Devil’s Rain (1975) – e, enfim, o primeiro grande filme: Carrie, A Estranha (1976). Foi coadjuvante, mas já tinha certa fama por conta da série Welcome Back, Kotter (1975-1979), em que vivia o mulherengo ítalo-americano Vinnie Barbarino.
Levava meninas à loucura ainda no set de Os Embalos de Sábado à Noite (1977) e com o lançamento do filme foi promovido à estrela. Recebeu sua primeira indicação ao Oscar e disseminou no mundo um novo jeito de dançar e se vestir. Virou ícone. Em um feito raro, emendou outro sucesso estrondoso: Grease - Nos Tempos da Brilhantina (1978).
Grease - Nos Tempos da Brilhantina
Os Embalos de Sábado Continuam
Após um vexame – A Cada Momento (1978) – e mais uma colaboração com Brian De Palma – Um Tiro na Noite (1981) –, tentou retomar seus grandes sucessos. Voltou a ser Tony Manero em Os Embalos de Sábado Continuam (1983) e reencontrou Olivia Newton-John em Embalos a Dois (1983). Não funcionou...
Pulp Fiction - Tempo de Violência
Ressurgiu em 1989 diferente, apostando na comédia familiar. Veio a fase Olha Quem Está Falando (1989), Olha Quem Está Falando Também (1990) e Olha Quem Está Falando Agora (1993). Foi reabilitado por Quentin Tarantino. Vincent Vega, cena de dança, Pulp Fiction - Tempo de Violência (1994). Travolta foi indicado ao Oscar pela segunda vez.
Acertou com O Nome do Jogo (1995) e A Outra Face (1997), investiu em diversos gêneros e fracassou completamente na ficção científica – A Reconquista (2000). Se dedicou principalmente à ação nos anos 2000 e retornou aos musicais em Hairspray - Em Busca da Fama (2007), no qual assumiu o risco de interpretar uma mulher.
Seu mais recente filme, Temporada de Caça (2013), foi lançado diretamente em home video no Brasil. Entre seus próximos trabalhos está The Forger (2014) e Gotti: In the Shadow of my Father (2015), ambos sobre crime em família, e Gummy Bear the Movie (2014), em que o ator será a voz original do ursinho – ele tem experiência, já que cedeu suas cordas vocais a Bolt, de Bolt - Supercão (2008). Será que a carreira de Travolta voltará aos eixos no futuro próximo? Torcemos para que sim!
Parabéns John!
Qual seu filme preferido do ator?