por Taiani Mendes
Parece que o público brasileiro gosta mesmo de ver Keanu Reeves em ação. 47 Ronins, primeira superprodução protagonizada pelo astro em anos, foi a segunda melhor estreia da semana e levou mais de cem mil pessoas às salas de cinemas. O clássico conto samurai, baseado em fatos reais, foi o filme do Concurso de Críticas do AdoroCinema desta semana e o resultado você confere agora.
O autor da melhor crítica é... Fábio W. Parabéns, Fábio! Para receber o seu prêmio especial entre em contato com a nossa equipe através do e-mail "contato@adorocinema.com".
Segundo ele,
"Com amarras narrativas frouxas, é certo que 47 Ronins desagradará boa parte de seu público, sobretudo o solidário da tradição japonesa. Mas também é certo que Carl Rinsch não quis arriscar seu prestígio se apropriando de uma tradição que não é a sua e que é uma das mais importantes para a cultura japonesa. Ele faz o que faz de melhor, que é inserir elementos heterogêneos em histórias cristalizadas, em cenas esperadas, elementos visuais e fantásticos. Sua arte é usar de recursos gráficos para construir sua imprevisibilidade e escapar ao senso-comum. Não espere o expectador que um americano vá criar uma épica biliar ocidental sobre uma das maiores histórias de honra japonesas." Nota: 3. Confira a crítica completa.
A maioria dos leitores/críticos considerou o filme "bom". Alguns destaques:
"47 Ronins pode não ser a melhor adaptação que já se viu dessa bela e emocionante história. Mas é realmente louvável a proposta de apresentar algo intrinsecamente ligada a cultura oriental às plateias mundiais, sem perder o claro aspecto de entretenimento." - Roberto R.
"Acredito que quando nos divertimos e a história nos traz algo de bom, sempre acho válido assistir, e 47 Ronins é assim. Se puder assistir sem grandes expectativas, será um bom e divertido filme, apesar de seu potencial desperdiçado." - Neiva R.
"47 Ronins parece mais um daqueles filmes de aventura adolescente do que um clássico do gênero samurai. Aliás, o longa tem o mérito de criar mais um gênero no cinema: “samurai hollywoodizado”. - Lucas S. Lima
47 Ronins