por Francisco Russo
Seis anos após Tropa de Elite ganhar o Urso de Ouro, o Festival de Berlim voltará a ter um filme brasileiro na competição oficial. Praia do Futuro, novo longa-metragem dirigido por Karim Aïnouz (Madame Satã e O Céu de Suely), está entre os filmes anunciados para a mostra competitiva do festival.
Estrelado por Wagner Moura e Jesuíta Barbosa, o filme acompanha a busca de um jovem por seu irmão mais velho, um salva-vidas que subitamente resolveu se mudar para Berlim após salvar a vida de um alemão (Clemens Schick) que estava na praia cearense que dá nome ao filme. O lançamento do filme nos cinemas brasileiros será em 1º de maio.
Ao todo 15 filmes estarão na disputa pelo Urso de Ouro, o cobiçado prêmio máximo do evento. A relação chama a atenção pelo pouco destaque concedido aos cinema americano, que tem apenas um filme na disputa, e a presença de três filmes chineses e dois argentinos. Confira a relação abaixo!
- Praia do Futuro, de Karim Aïnouz (Brasil/Alemanha)
- Bai Ri Yan Huo, de Diao Yinan (China)
- Boyhood, de Richard Linklater (Estados Unidos)
- Chiisai Ouchi, de Yoji Yamada (Japão)
- Historia del Miedo, de Benjamin Naishtat (Argentina/Uruguai/Alemanha/França)
- Jack, de Edward Berger (Alemanha)
- Kraftidioten, de Hans Petter Moland (Noruega)
- Kreuzweg, de Dietrich Nrüggeman (Alemanha)
- La Belle et la Bête, de Christophe Gans (França/Alemanha)
- La Tercera Orilla, de Celina Murga (Argentina/Alemanha/Holanda)
- La Voie de l'Ennemi, de Rachid Bouchareb (França/Estados Unidos/Argélia/Bélgica)
- Macondo, de Sudabeh Mortezai (Áustria)
- Tui Na, de Ye Lou (China/França)
- Wu Ren Qu, de Hao Ning (China)
- Zwischen Welten, de Feo Aladag (Alemanha)
Vale lembrar que mais dois filmes brasileiros serão exibidos no Festival de Berlim, só que na mostra Panorama: O Homem das Multidões, de Cao Guimarães e Marcelo Gomes, e Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro. O Festival de Berlim acontecerá entre 6 e 16 de fevereiro.
LEIA MAIS: