por Lucas Salgado
Eterno T.E. Lawrence, Peter O'Toole faleceu aos 81 anos em Londres, na Inglaterra. A causa da morte ainda não foi revelada, mas sabe-se que o ator estava internado em um hospital. O'Toole é uma das maiores lendas da sétima arte, tendo sido indicado a oito estatuetas do Oscar.
O ator anunciou sua aposentadoria no ano passado, quando revelou: "Chegou o momento de jogar a toalha. De me afastar dos filmes e dos palcos. O coração para isso já saiu de mim e não vai voltar."
Representante a era clássica de Hollywood, Peter O'Toole estreou nas telonas em Herança de Sangue (1960). Dois anos depois, assumiu o papel de T.E. Lawrence em Lawrence da Arábia, que lhe rendeu a primeira indicação ao prêmio da Academia. Atuou ainda em Becket, o Favorito do Rei, Lord Jim, O Que é Que Há, Gatinha?, O Leão no Inverno e O Último Imperador.
Recentemente, participou de filmes como Tróia, Vênus e Stardust - O Mistério da Estrela, e ainda emprestou sua voz ao crítico gastronômico Anton Ego da animação Ratatouille. Nas telinhas, viveu o Papa Paulo III na série The Tudors.
Não chegou a receber o Oscar de Melhor Ator, mas recebeu uma estatueta honorária em 2003 (assista abaixo).