por João Vitor Figueira
Bilbo (Martin Freeman), Gandalf (Ian McKellen) e companhia conseguirarm desbancar Katniss Everdeen nesta sexta-feira. A aventura O Hobbit: A Desolação de Smaug ultrapassou Jogos Vorazes - Em Chamas e se tornou a terceira maior estreia de 2013 no Brasil, atrás apenas de Thor: O Mundo Sombrio e de Homem de Ferro 3. O filme dirigido por Peter Jackson e inspirado na obra de J.R.R. Tolkien chega hoje, dia 13 de dezembro, a 1.005 salas de cinema (639 em 3D).
A Desolação de Smaug é a sequência de O Hobbit: Uma Jornada Inesperada e traz os anões liderados por Thorin (Richard Armitage) seguindo sua missão rumo à sua terra natal, agora dominada por um terrível dragão (voz de Benedict Cumberbatch).
Dentre as demais estreias estão filmes mais voltados para o circuto de arte, em circuito reduzido. São eles: Um Toque de Pecado, premiado no Festival de Cannes por seu roteiro; o terror Somos o Que Somos; o polêmico Um Estranho no Lago, vencedor do prêmio de melhor direção na mostra na mostra Un Certain Regard; o drama sul-coreano A Filha de Ninguém; a coprodução entre Israel e Palestina Além da Fronteira; a comédia dramática Uma Estranha Amizade; o drama nacional Educação Sentimental, dirigido por Julio Bressane; e o drama biográfico Simone.
Para informações sobre os horários das sessões, acesse nosso guia de programação. Confira abaixo os trailers, as críticas do AdoroCinema e a opinião da imprensa:
O Hobbit: A Desolação de Smaug : " [...] é certo que O Hobbit: A Desolação de Smaug é um grande filme. E não pelo fato de possuir 2h41 de duração, mas por continuar a desenvolver bem seus personagens e por inserir uma ação bem mais empolgante da vista no anterior. " Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.
O Hobbit: A Desolação de Smaug
Um Toque de Pecado : " Premiado em Cannes, Um Toque de Pecado pode ser visto como um legítimo tapa na cara de uma China, que ainda sofre com o eterno conflito entre o socialismo e o capitalismo. E a sequência final de uma ópera de rua deixa no ar a pergunta que não quer calar: Você entendeu seu pecado?" Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.
Toque de Pecado
Somos o Que Somos : " Mergulhando o espectador em uma atmosfera lúgubre, de visual caprichado com tons de cinza e verde, ele o coloca diante do dilema das jovens irmãs, divididas entre suas próprias crenças e a fé doentia do pai. Com um orçamento baixo, Mickle optou por investir menos em efeitos especiais (comuns hoje em dia) e mais em uma trama de ritmo diferenciado, que segue num crescendo, prometendo revelações, entregando, até chegar em uma sequência final - definitivamente - surpreendente." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.
Somos o Que Somos
Um Estranho no Lago : " Por mais que Um Estranho no Lago tenha um ambiente muito bem definido e também bem executado, calcado principalmente na promiscuidade, o diretor Alain Guiraudie peca pelo exagero [...] Fosse mais focado numa história – qualquer uma – e com menos vontade em ser explícito nas cenas de sexo, que acabam desviando a atenção do que realmente interessa, seria um filme ao menos razoável." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.
Estranho no Lago
A Filha de Ninguém : Leia a opinião da imprensa.
Filha de Ninguém
Além da Fronteira : " Além da Fronteira oferece belas imagens, um ritmo fluido orquestrado pela montagem, e um teor contido de dramaticidade. Diante de tantos romances gays que optam pelo melodrama ingênuo e pelos amores utópicos, é louvável encontrar uma abordagem de pretensão realista." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.
Além da Fronteira
Uma Estranha Amizade : Leia a opinião da imprensa.
Uma Estranha Amizade
Educação Sentimental: " O filme possui um discurso intelectualizado e adota uma linguagem não convencional, mas no fundo é simplesmente vazio." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.
Educação Sentimental
Simone :
Simone