por Bruno Carmelo
2013 marca o retorno de Paulínia ao circuito de festivais de cinemas brasileiros. Desde a sua primeira edição, em 2008, o evento se tornou um dos maiores do país, providenciando grande estrutura e exibindo alguns dos melhores longas-metragens nacionais dos últimos anos, como O Palhaço, Febre do Rato, Trabalhar Cansa e Encarnação do Demônio.
Em 2012, no entanto, o prefeito de Paulínia interrompeu a atividade do Polo Cinematográfico local, suspendendo igualmente o festival. Mas 2013 trouxe uma nova gestão da cidade, e uma 5ª edição enxuta, destinada a recolocar Paulínia no calendário cinematográfico. Cinco produções serão exibidas: Confia em Mim (filme de abertura, dirigido por Michel Tikhomiroff), O Lobo Atrás da Porta (de Fernando Coimbra), Serra Pelada (de Heitor Dhalia), Entre Vales (de Philippe Barcinski) e Uma História de Amor e Fúria (de Luiz Bolognesi). Não haverá competição oficial este ano.
Além da presença dos diretores e do elenco dos filmes exibidos, o festival também organiza workshops sobre temas variados, como os efeitos especiais, a construção de polos de cinema fora do Brasil, o trabalho em Hollywood e a nova era digital do cinema. O AdoroCinema estará presente no evento, com uma cobertura diária, de 11 a 14 de dezembro.
Serra Pelada
Uma História de Amor e Fúria