por Bruno Carmelo
Esta semana, a comunidade de Amigos do AdoroCinema avaliou a estreia Blue Jasmine, novo filme de Woody Allen. As opiniões dos blogueiros foram muito positivas, com elogios entusiasmados à atuação de Cate Blanchett no papel de uma mulher rica que perde todo o dinheiro e tenta reconstruir a vida ao lado da irmã mais pobre (Sally Hawkins). A maioria dos textos também ressalta o talento de Hawkins e o pessimismo da história, incomum nos filmes de Allen. As poucas ressalvas dizem respeito à grande quantidade de flashbacks na trama. A nota média dos nossos parceiros foi de 3,9/5, praticamente a mesma da crítica do AdoroCinema, com nota 4/5.
O blog em destaque desta vez é Cinemidade, que traz tanto críticas de cinema quanto de séries de TV. E você, foi ver Blue Jasmine no cinema? Não deixe de publicar a sua crítica na página do filme! Caso tenha um blog, veja como integrar a nossa comunidade.
Cinemidade:
"Blanchett encarna a personagem com tamanha perfeição e dedicação que é difícil visualizar outra atriz em seu lugar. [...] Blue Jasmine tem um compasso agradável, algo notável em outros filmes do diretor como Meia Noite em Paris e Scoop - O Grande Furo, os flashbacks constantes contribuem para isso. Como de praxe em uma obra de Woody Allen, aqui também estão os diálogos espertos e sarcásticos..."
Leia a crítica completa, escrita por Eliakim. Nota: 4/5.
Cinema Detalhado: "Blanchett não decepciona. De longe, ela está em um de seus momentos mais inesperados, acenando para um belo Oscar de melhor atriz [...] Por sua vez, Hawkins faz uma coadjuvante para espectador nenhum colocar defeito..." Leia a crítica completa, escrita por Patrick Corrêa. Nota: 4,5/5.
Claquete Cultural: "Blue Jasmine é o filme mais bem lapidado dessa safra mais recente de Allen decidida a fundir drama e comédia [..] É, também, seu filme mais desesperançoso em muito tempo". Leia a crítica completa, escrita por Reinaldo Glioche. Nota: 4,5/5.
Cinema e Argumento: "Mais pessimista e racional do que o habitual para os padrões de Woody Allen, Blue Jasmine é, desta forma, o filme mais pesado do diretor em anos. A comédia aparece uma vez ou outra, mas está longe de ser o foco aqui". Leia a crítica completa, escrita por Matheus Pannebecker. Nota: 4/5.
Cine Splendor: "A visão de Allen sobre [Jasmine] é objetiva e certeira, e a personagem é terrivelmente real, trazida à vida de forma magnífica por Blanchett, que tem aqui outro tour de force como atriz. Jasmine é ora cativante, ora repulsiva para o espectador, e a atriz dá vida a todas as suas nuances". Leia a crítica completa, escrita por Ivanildo Pereira. Nota: 4/5.
Música e Cinema: "O diretor Woody Allen praticamente ressuscitou ao lançar Blue Jasmine, trocando suas longas tramas de Nova York por um novo ar em São Francisco, onde mostra um drama pessoal, familiar e sobretudo social, sem é claro, perder o bom humor". Leia a crítica completa, escrita por Leonardo Caprara. Nota: 4/5.
Has Tela Vista: "Cate Blanchett, em mais um trabalho excelente, entende perfeitamente o espírito de Woody Allen e mesmo em São Francisco consegue manter na personagem aquele ar de elegância e falta de aceitação que trás a esperada comédia ao filme". Leia a crítica completa, escrita por Cleber Gio. Nota: 4/5.
Ccine10: "Woody constrói uma narrativa não muito linear, que se equilibra com momentos muito bons e outros medianos. [...] No entanto, a interpretação um tanto quanto 'narcisista' de Cate [...] sufoca a sua personagem". Leia a crítica completa, escrita por Kadu Silva. Nota: 3,5/5.
Cenas de Cinema: "O status social é um tema constante na filmografia de Woody Allen, que em Blue Jasmine consegue criar uma atmosfera de apreensão. [...] O problema da narrativa [...] está na insistência em resgatar o passado através de flashbacks". Leia a crítica completa, escrita por Alex Gonçalves. Nota: 3/5.
Tem um Coelho no Cinema: "Blue Jasmine é o tradicional texto [de Woody Allen] recheado de bons diálogos, onde os protagonistas mostram toda sua capacidade de atuar, mas está muito longe das grandes obras que já fez, sendo algo bem mediano para dizer a verdade". Leia a crítica completa, escrita por Fernando Coelho. Nota: 3/5.
Blue Jasmine