por Bruno Carmelo
Depois de despertar as reações mais entusiasmadas da imprensa, e de arrancar uma nota 5/5 do crítico do AdoroCinema, Gravidade acaba de fazer novos fãs, dentro da comunidade de Amigos do AdoroCinema. Os blogueiros rasgaram elogios à produção com Sandra Bullock e George Clooney, aprovando o ritmo tenso, a iluminação belíssima, o ótimo trabalho em 3D e a visão inovadora do diretor Alfonso Cuarón. Alguns falam em melhor filme do ano, outros vão além e afirmam que se trata de uma obra-prima capaz de marcar a história do cinema. A nota final reflete essa empolgação: 4,6/5. As raras ressalvas apontam o sentimentalismo em Gravidade, mas nada que atrapalhe o prazer da experiência.
Abaixo, você confere dez das críticas produzidas pelos blogueiros. O blog em destaque esta semana é Música e Cinema, com um ótimo texto escrito por Leonardo Caprara. Caso você queira integrar da nossa comunidade, lembre como participar. Se você não tiver um blog, mas quiser publicar a sua crítica diretamente no AdoroCinema, a sua opinião é muito bem-vinda: basta clicar na seção de críticas dos usuários na página de Gravidade no site.
Boa leitura! Concorda com as opiniões abaixo?
Música e Cinema:
"Gravidade é daqueles filmes curiosos que raramente surgem, muito surpreendente e com roteiro relativamente simples, mas que leva o espectador a uma viagem intelectual profunda, onde com apenas dois personagens, consegue-se provocar sentimentos tenebrosos da humanidade, como o medo da solidão. Um filme onde pode-se escutar toda a força do silêncio e acompanhar dois astronautas numa tensa e cativante trama. Uma grande direção de Alfonso Cuarón e fotografia de Emmanuel Lubezki. [...] Gravidade é com certeza um dos melhores filmes de 2013 e na visão do Música e Cinema, até agora, foi o melhor lançamento..."
Leia a crítica completa, escrita por Leonardo Caprara. Nota: 4,5/5.
Tem um Coelho no Cinema: "De nada adiantaria ter bons efeitos de imersão, um ótimo roteiro, atuações perfeitas e na medida se não tivesse um clima pesado por trás que só foi conseguido graças à trilha impressionante..." Leia a crítica completa, escrita por Fernando Coelho. Nota: 5/5.
Tem um Tigre no Cinema: "Profundo e brilhante são poucos elogios a essa obra de arte, que figurará por muitos anos na imaginação dos apreciadores dessa arte que é o cinema". Leia a crítica completa, escrita por Tiago PL. Nota: 5/5.
Ccine10: "A tensão na trama não para, mesmo com intervalos para reflexão e contemplação o filme não perde o seu tom aflitivo e quase asfixiante. A expressão “de tirar o fôlego” aqui não seria nenhum exagero". Leia a crítica completa, escrita por Emílio Faustino. Nota: 5/5.
Zona Crítica: "Com Gravidade, Alfonso Cuarón alcança a sua obra-prima, e entra para o hall de grandes mestres [...] por realizar o sonho do cinema: com o som e a imagem, criar, com amplitude, emoções genuínas e sublimes no espectador". Leia a crítica completa, escrita por Anderson Botelho. Nota: 5/5.
Porra, Man!: "Gravidade é uma experiência cinematográfica. O visual do filme é algo impressionante e não me lembro de ter visto nada nem parecido em qualquer outro filme tendo o espaço como background". Leia a crítica completa, escrita por Dani Vidal. Nota: 5/5.
Chovendo Sapos: "Gravidade, antes de ser um grande feito tecnológico, um novo parâmetro visual para o que será feito de agora em diante na indústria cinematográfica, é uma história extremamente humana, tocante, edificante e inspiradora". Leia a crítica completa, escrita por Wanderley Teixeira. Nota: 5/5.
E Aí, Cinéfilo, Cadê Você?: "Um belíssimo trabalho, um filme com uma história simples, mas forte, contada através de um trabalho de câmera e som que serve de pilastra para toda a construção do filme..." Leia a crítica completa, escrita por Maurício Owada. Nota: 4,5/5.
Por Mais Uma: "O 3D é impecável, um dos melhores já feitos, sendo praticamente obrigatório para quem quer ter uma experiência total da película, vê-la no melhor formato disponível". Leia a crítica completa, escrita por Iago Luiz de Morais. Nota: 4/5.
Toca do Cinéfilo: "Visualmente lindo, mas, a superação [...], ligada ao drama pessoal da personagem de Sandra Bullock, é artifício barato capaz de desperdiçar o acontecimento cinematográfico que o filme parecia construir". Leia a crítica completa, escrita por Michel Simões. Nota: 3/5.
Gravidade