por Roberto Cunha, em Brasília
A segunda-feira passou e com ela também a última noite do evento, carregada de dor, belas imagens e a sinistra presença da morte. Veja um panorama rápido dos filmes e das sessões, mais abaixo. Nesta terça-feira, 24, os cinéfilos vão conhecer os vencedores do 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e o AdoroCinema estará lá para conferir. ;)
Não colou :( Vítima de uma doença que o deixou tetraplégico, o cineasta Silvio Tendler se recuperou aos poucos e hoje já começa a andar novamente, vivendo a todo vapor e produzindo filmes. Escrito e dirigido pelo amigo Noilton Nunes, o documentário A Arte do Renascimento - Uma Cinebiografia de Silvio Tendler resgata 45 anos de vida do diretor, também ativista de diversas causas. Misturando muitas cenas do passado (Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, entre outros) com depoimentos de agora, o resultado é uma grande colcha de retalhos, ou um quebra-cabeças, como o retratado se refere ao seus filmes. Cheio de palavras de ordem ou indagações (repetidas sonoramente e através de recursos gráfico bem simples), a obra ganha ares panfletários, coerente com as "movimentações" de Tendler, que comemora (com razão) a recuperação dos movimentos do corpo. A torcida era grande dentro da sala e fez bastante barulho ao término da sessão.
Não colou :( Estreia de Paula Gaitán na ficção, Exilados do Vulcão (MG) tem um conjunto de imagens de cair o queixo, para deixar amantes da fotografia felizes da vida, e conta no elenco com a franco-brasileira Clara Choveaux e Simone Spoladore, entre outros. Por outro lado, a ausência de diálogos, os movimentos de câmera (360º ou parcial), os planos longos e a sua longa duração (mais de duas horas) tornam a tarefa do pessoal da poltrona bastante complicada. Como exercício de contemplação pode ser super válido, mas é filme para poucos. O que pode explicar a saída de significativa parcela do público durante a sua exibição. Ao fim da sessão, aplausos da plateia, já cansada com o avançar da hora.
Nçao colou :( As lendas urbanas costumam ter um aspecto de regionalidade, mas existem no mundo inteiro, o que já fez com que várias delas fossem retratadas no cinema. Os gêneros terror e o suspense são os mais comuns, até porque a maioria dessas história envolve o medo. O curta Contos da Maré (RJ), escrito e dirigido por Douglas Soares, pega essa onda e apresenta uma série de historinhas de antigos moradores de um conjunto de comunidades, conhecido como Complexo da Maré. Através de depoimentos deles, o espectador fica sabendo da existência de lobisomens, homem-porco ou mulher-cobra por lá. Graficamente simpático e com boa trilha, faltou ao roteiro um pouco mais de pegada para manter o clima proposto em seu início e perdido ao longo do filme.
Não colou :( Dirigido e escrito por Marco Nick, o curta animado Quinto Andar (MG) tem traços peculiares e a economia nas cores, deixando-o quase rubro negro (torcidas à parte), tem seu valor. Em contrapartida, a opção do roteiro de começar explorando um climão de (bom) mistério, envolvendo o personagem principal e seu estranho hábito de usar uma máscara de lobo, acaba se perdendo e o espectador fica ali meio sem entender o porquê da trágica escolha do protagonista. Aplausos protocolares.
Não colou :( Um homem procura saber o paradeiro de sua esposa desaparecida e o reencontro com ela, no IML (Instituto Médico Legal), está longe de ser uma boa notícia. Tremor (MG) foi escrito e dirigido por Ricardo Alves Jr. e, segundo ele, "é um filme de atmosfera". A questão é saber se o espectador será, de fato, capturado pelos sons (passos, telefones etc) e imagens, que insistem em seguir a nuca do personagem principal até o seu destino. Os aplausos mornos, talvez, já sejam uma resposta para este questionamento.
Para maiores informações, visite o site Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O AdoroCinema viajou a convite da organização.
LEIA MAIS
Quinta noite do Festival de Brasília 2013 teve filme misterioso e altas doses de sexo
Protesto, violência e sexo deram o tom da quarta noite de competição
Roteirista do filme mais chocante diz que deixou feitiçaria de fora
Sangue, drama e humor temperam os filmes da terceira noite de competição
Entrevistas com diretores, elenco e equipe dos filmes da segunda noite
Muito humor e música ilustraram a noite do Festival de Brasília 2013
Animação, humor e nudez na primeira noite da competição
Cineasta e equipe do filme abandonam sala de exibição
Seminários gratuitos são atrativos do Festival de Brasília
Festival de Brasília divulga os filmes da Mostra Brasília e os jurados de sua 18ª edição
Divulgados os filmes do Festival de Brasília 2013