por Francisco Russo
Graças ao desenvolvimento dos efeitos especiais nas últimas décadas, os filmes americanos cada vez mais passaram a apostar em cenas impactantes de destruição, muitas vezes de lugares bem conhecidos do público. Um deles é a Casa Branca, que ainda por cima tem um forte valor simbólico por ser a sede do governo dos Estados Unidos. Aproveitando a deixa de O Ataque, que está em cartaz nos cinemas brasileiros, preparamos uma lista de seis filmes que, cada um à sua maneira, mostraram a Casa Branca sendo atacada ou destruída.
O primeiro filme da nossa lista é o próprio O Ataque. Desta vez o diretor Roland Emmerich traz a história de como um grupo paramilitar atacou a Casa Branca na tentativa de capturar o presidente interpretado por Jamie Foxx. O salvador da pátria acaba sendo Channing Tatum, cujo personagem passeava pelo local juntamente com a filha.
Invasão a Casa Branca foi outro filme que apostou firme na destruição da sede do governo dos Estados Unidos, como você pode conferir na imagem acima. Lançado também em 2013, o longa conta com os norte-coreanos como inimigos e tem como herói o personagem interpretado por Gerard Butler, que não pensa duas vezes antes de usar a violência contra seus inimigos.
A cena mais emblemática de destruição da Casa Branca sem sombra de dúvidas é a da imagem acima, presente em Independence Day. Ela é a síntese do ataque devastador dos alienígenas contra os Estados Unidos. O que eles não contavam era que o presidente americano, interpretado por Bill Pullman, estaria lá para salvar a pátria, literalmente.
Muito antes de Michael Shannon encarnar o general Zod em O Homem de Aço, o personagem já havia dado as caras no cinema em Superman 2, interpretado por Terence Stamp. Entre os diversos problemas que o trio de kryptonianos banidos causam na Terra está o ataque à Casa Branca, onde inclusive derrubam a bandeira americana - prontamente restabelecida por Superman de Christopher Reeve, é claro!
Outro filme que trouxe extra-terrestres atacando a Casa Branca foi Marte Ataca!, dirigido por Tim Burton. Nele os marcianos de cabeça gigantesca e corpo franzino não apenas ameaçam o presidente interpretado por Jack Nicholson como ainda por cima jogam um lustre da Casa Branca em cima da primeira-dama vivida por Glenn Close. Bizarro!
Logo no início de X-Men 2 há uma empolgante cena em que Noturno, interpretado por Alan Cumming, invade a Casa Branca em busca de documentos. Por mais que vários agentes da segurança tentem detê-lo, ele escapa do local sem grandes dificuldades.