por Roberto Cunha
Os cinéfilos que valorizam os filmes nacionais e andam arrastando uma asa (ou curiosos) pelo cinema que vem lá de cima, têm um programa e tanto pela frente. Começa nesta terça-feira, 20, É Massa - 1ª Mostra do Cinema de Pernambuco, exibindo filmes raros do Acervo Filmográfico do Ciclo de Recife, produções da década de 20, curtas do período Super-8, e ainda longas e curtas produzidos da Retomada até os dias atuais. Um detalhe legal é que algumas sessões serão gratuitas.
Estão previstas a exibição de títulos como o premiado O Som ao Redor, de Kleber Mendonça, Amarelo Manga, de Claudio Assis, e Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes, entre outros. Para os realizadores, o evento vai aproximar o público deste importante representante da cinematografia nacional, "homenageando nossos cineastas pernambucanos pelo desempenho e dedicação à sétima arte", disse Valeria Luna. Ela e o também curador Breno Lira Gomes destacam ainda os longas Veneza Americana (1924), Aitaré da Praia (1925), A Filha do Advogado (1926) e Revezes (1927). Para a turma que se amarra em participar de debates, eles acontecerão com cineastas pernambucanos de épocas diferentes.
Gostou da ideia? Então programe-se porque a mostra começa amanhã e vai até o dia 1º de setembro, no Rio de Janeiro. Para ver a programação, visite o site oficial. Para saber mais sobre outros eventos, visite a Agenda AdoroCinema.
O Som ao Redor